Continuamos com a tradução do excelente artigo do professor James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Esta semana é publicada a terceira de dez partes.
História posterior
Com a morte de H.P. Blavatsky a 8
de maio de 1891, a
liderança da Secção Esotérica (naquela altura chamada de Escola Oriental de
Teosofia) passou para W.Q. Judge e Annie Besant. Poucos anos depois, acusações
foram dirigidas contra Judge de que ele estaria “usando indevidamente os nomes
e caligrafia dos Mahatmas”. Por outras palavras, alegava-se que ele recebia
mensagens dos Mestres, ou, como Besant afirmou “dando uma forma enganosa a mensagens
recebidas psiquicamente do Mestre”. Embora Besant e Olcott deixassem cair as
acusações em julho de 1894, elas foram reabertas no final desse mesmo ano por
Besant, que propôs uma resolução em dezembro de 1894, durante a Convenção da
S.T. Adyar para que o Presidente Olcott “instasse de imediato a que o Sr. W.Q.
Judge se demitisse” da vice-presidência da Sociedade. A resolução foi aprovada,
mas Judge recusou demitir-se. Mais tarde, na convenção da Secção Americana da
S.T. em Boston (28-29 de abril de 1895), os delegados votaram a favor da
autonomia da Secção Americana em relação à Sociedade Teosófica de Adyar com
Judge a ser eleito presidente vitalício, autodesignando-se aquele organismo de
“Sociedade Teosófica na América”.
William Quan Judge |
Quer esta separação seja
interpretada como uma dissidência - a posição da S.T. Adyar – ou como o
reconhecimento de que nunca houve qualquer ligação de natureza legal entre a
S.T. Adyar e a S.T. original de Nova Iorque, de acordo com a interpretação da
“Sociedade Teosófica na América” – é uma questão de opinião. Isto é discutido por W.Q. Judge em “The Theosophical Society”, The Path 10 (maio 1895): 55-60,
reimpresso em Echoes of the Orient:
The Writings of William Quan Judge 2, compilado por Dara Eklund (San
Diego: Point Loma Publications, 1980), p. 197-202. A votação da Secção Americana teve como
consequência a expulsão por parte de Olcott, de Judge e de todos aqueles que o
seguiram. Isto incluiu mais de 5 000 membros nos Estados Unidos e noutras
sociedades afiliadas noutros locais, incluindo lojas em Inglaterra e na
Austrália.
Depois da morte de W.Q. Judge em
21 de março de 1896, Ernest Temple Hargrove (1870-1939) foi eleito presidente
da S.T. na América de Judge. A Escola Oriental de Teosofia (o novo nome da
Secção Esotérica desde 1890) também se separou a 3 de novembro de 1894: um
grupo permaneceu na Sociedade de Adyar com Annie Besant como líder externa e
outro dentro da Sociedade de Judge sob uma líder externa cujo nome era para ter
permanecido secreto até 1897, mas foi revelado (no New York Sun de
27-28 maio de 1896 e em Theosophy, o
novo nome para o The Path de
junho de 1896), que Katherine Tingley (1847-1929) seria a sucessora de Judge.
Tingley seguiu e desenvolveu a direção que Judge perseguira nos últimos anos da
sua vida, colocando menos ênfase na teoria e mais nas aplicações práticas dos
ensinamentos teosóficos na área social e na da reforma educativa. Em fevereiro
de 1897, ela colocou a primeira pedra de uma comunidade em Point Loma , San Diego,
que se tornaria a nova sede internacional da S.T. na América (a antiga sede era
em Nova Iorque ).
No mesmo ano, fundou a Liga de Fraternidade Internacional tomando o cargo, ela própria,
como presidente, e tendo como objetivo realizar um conjunto de tarefas
humanitárias, desde as educacionais às filantrópicas. Acrescente-se ainda que
todas as lojas da sua Sociedade foram fechadas ao público em 1904.
Katherine Tingley |
No final de 1897, Hargrove encontrava-se
desagradado com as atividades de Tingley e possivelmente também com a
relutância dela em partilhar o poder com ele ou com outra pessoa. Demitiu-se da
presidência e tentou ganhar o controlo na convenção de 1898 em Chicago, mas não
teve sucesso nem na Convenção nem na ação judicial subsequente. Como consequência
da intensa oposição de Hargrove na convenção em relação aos conteúdos da nova
constituição elaborada por Tingley (da qual ele nada sabia até à sua
apresentação na convenção, conforme referido em Emmett Greenwalt , California Utopia: Point Loma: 1897–1942
[San Diego: Point Loma Publications, 1978], p. 37-40), Hargrove deixou a
Sociedade e formou a sua própria organização com cerca de 200 membros da S.T.
na América de Tingley.
Com base em Nova
Iorque, a reformada Sociedade Teosófica na América de Hargrove, foi mais tarde,
em 1908, rebatizada como a Sociedade Teosófica, (John Cooper, “The Esoteric
School within the Hargrove Theosophical Society,” Theosophical History 4.7-8: 179), com A.H. Spencer a se tornar no
seu presidente em exercício. Manteve-se como uma organização viável
durante muito tempo até a Sociedade, e possivelmente até a sua própria Escola
Esotérica de Teosofia ter entrado num período de “recolhimento” do trabalho
ativo. O último documento atribuído à E.E.T. é Aids e Suggestions No. 18, de 7 Dezembro, 1907; ver Cooper, “The
Esoteric School within the Hargrove Theosophical Society,” p. 185. O
“recolhimento” teve provavelmente lugar no final de 1938 embora John Cooper, “The
Esoteric School within the Hargrove Theosophical Society,” p. 180, considere
1935 como a data efetiva. A Theosophical
Quarterly, a maior revista da Sociedade, cessou a sua publicação em outubro
de 1938.
Ernest Temple Hargrove |
A direção da enérgica liderança de
Tingley levou ao nascimento de dois organismos dissidentes: o Templo do Povo,
fundado em 1898 e a Loja Unida de Teosofistas, constituída em 1909, por Robert
Crosbie e outros em Los Angeles. De
acordo com Jerry Hejka-Ekins numa comunicação privada (20 fevereiro de 1996), a
L.U.T. efetivamente nasceu a partir da Sociedade de Hargrove pois Crosbie
juntou-se a esta última depois de ter deixado a Sociedade Teosófica e
Fraternidade Universal de Tingley. Hejka-Ekins acrescenta, contudo, que “ela [a L.U.T.] parece ser mais uma reação à Sociedade de Point Loma [a S.T e F.U.].”
Continua na próxima semana.
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