Follow @luaem_escorpiao

sábado, 9 de agosto de 2014

A Teosofia e as Sociedades Teosóficas (4ª parte)

Continuamos com a tradução do excelente artigo do professor James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Esta semana é publicada a quarta de dez partes.


Em 1898, a Srª Tingley rebatizou a S.T. na América como Sociedade Teosófica e a Fraternidade Universal. Enquanto “Líder e chefe oficial” ela prosseguiu as suas atividades em Teosofia aplicada, incluindo um ambicioso programa educativo, chamado Raja Ioga, que se iniciou em 1900 e que enfatizava a integração da formação e educação espiritual, mental e física. Da população estudantil inicial de cinco elementos, o número rapidamente saltou para 100 em 1902, dois terços dos quais eram cubanos, devido aos seus interesses permanentes em Cuba resultantes da Guerra Hispano-Americana de 1898 e ao apoio do Major Bacardí de Santiago aos objetivos de Tingley. Em 1919 o programa educacional foi expandido com a fundação da Universidade Teosófica. Com o encerramento das lojas em 1903, a maior parte dos membros mais talentosos e empenhados foram consequentemente para Point Loma, participando não só nas experiências educativas mas também em atividades relacionadas como a agricultura e horticultura, escrita, investigação, edição de publicações e produções teatrais e musicais.

Contudo, por volta de 1920, estas atividades começaram a desaparecer, principalmente devido a problemas financeiros. Com a morte de Tingley em 1929, a direção estabelecida pelo seu líder mais académico e intelectual, Gottfried de Purucker, foi uma vez mais no sentido da Teosofia teórica, com ênfase no ensinamento e estudo das obras teosóficas centrais. Rebatizando a S.T. e F.U. como Sociedade Teosófica, de Purucker avançou com um Movimento de Fraternização – em parte devido ao aproximar do centésimo aniversário do nascimento de H.P. Blavatsky – com o objetivo derradeiro de reunir todas as sociedades. A unificação, contudo, não foi possível, mas convenções e outras atividades de cooperação entre Adyar e Point Loma realizaram-se ao longo dos anos 1930.


Gottfried de Purucker


Mais para o final da liderança de de Purucker, ele tomou a decisão prática de vender a propriedade comunitária de Point Loma, chamada Lomaland e realocar a Sociedade em Covina, uma pequena comunidade a leste de Los Angeles. Naquele mesmo ano (1942), de Purucker faleceu e a Sociedade foi, nos três anos seguintes, liderada por um gabinete até que um novo líder, o Cel. Arthur Conger, foi eleito em 1945.

De acordo com um relato de um dissidente, pouco tempo depois desta eleição, aqueles membros do gabinete que não reconheciam o estatuto esotérico de Conger como “porta-voz dos Mestres” (que alegava assim o mesmo estatuto que H.P. Blavatsky) foram destituídos de todas as responsabilidades na S.T. Estes antigos funcionários e vários outros indivíduos nos EUA e na Europa acabaram por sair das instalações da S.T.: alguns voluntariamente anularam o seu estatuto de membro, outros viram o seu estatuto de membros involuntariamente cancelado. O trabalho da tradição de Point Loma estabelecido por Tingley foi continuado por alguns grupos organizados nos Estados Unidos e na Europa, sendo um desses grupos a Publicações Point Loma, que foi constituído em 1971 como uma instituição religiosa e educacional sem fins lucrativos.

Entretanto, a Sociedade Teosófica de Covina permaneceu sob a liderança de Conger até à sua morte no início de 1951. William Hartley (1879-1955), um antigo membro residente da Sociedade foi o sucessor escolhido de Conger, mas James A. Long (1898-1971) foi aceite pelo gabinete da S.T. em vez dele, sendo que o argumento para a sua escolha assentava no facto de que o documento original que continha o sucessor designado por Conger não existia, apenas existia uma fotocópia. Hartley, em conjunto com os seus seguidores, deixou Covina e deu continuidade à sua “Sociedade Teosófica” (Point Loma). Em 1958 Dick J.P. Kok (Holanda) sucedeu a Hartley e desde 1985 é liderada por Herman C. Vermeulen (ainda com sede em Haia, na Holanda).


Arthur L. Conger


James Long continuou a liderar aquela Sociedade Teosófica [a de Covina]. Um número de acontecimentos significativos teve lugar durante a sua liderança. A Universidade Teosófica e todas as lojas (instituídas durante a presidência de de Purucker) foram encerradas; as secções nacionais (incluindo a propriedade sueca de Visingsö) foram também encerradas; as atividades de impressão e edição, sede e biblioteca foram deslocadas para Altadena e Pasadena em 1951; e a Sunrise, uma revista mensal, foi criada. Long também se deslocou em longas viagens internacionais para palestras, visitando os membros de fora dos EUA. Depois da sua morte em 1971, Grace F. Knoche tornou-se a líder desta Sociedade Teosófica. [NT: Depois da morte de Knoche em 2006, Randell C. Grubb passou a ser o líder].


James A. Long

Durante o agitado ano de 1898, outra organização teosófica surgiu, com a fundação do Templo do Povo por William H. Dower (1866-1937) e Francia LaDue (1849-1922), que acreditavam seguir as instruções do Mestre ao se separarem da T.S. e F.U dirigida por Tingley, e, de acordo com a sua própria declaração, ao estabelecerem as “bases mentais, físicas e espiritual da futura sexta raça”. Saídos da loja de Syracuse (Nova Iorque) da S.T. e F.U., mudaram-se em 1903, juntamente com o seu grupo, para a Califórnia, onde se fixaram numa zona a leste de Oceano, estabelecendo aí a sua sede conhecida como Halcyon. Em 1904, Dower abriu o Hotel e o Sanatório Halcion por forma a continuar a sua prática médica, tratando doenças como a tuberculose, distúrbios nervosos, alcoolismo e toxicodependência. No ano seguinte (1905), a Temple Home Association foi constituída, sendo definido um plano para uma cidade com locais para casas para venda ou para arrendamento, organizando assim uma colónia cooperativa com LaDue, também conhecida como Estrela Azul, que se tornaria a primeira líder – Guardiã-chefe – do Templo. Em 1908, o Templo foi constituído sob o nome “Guardião-chefe do Templo do Povo, uma única instituição”. Depois da morte de LaDue em 1922, Dower tornou-se o segundo líder do Templo, supervisionando a construção do templo Memorial Estrela Azul. Começado em 1923 e completado em 1924, o Templo Memorial Estrela Azul foi construído de acordo com simbolismo matemático e geométrico ilustrando a unidade de toda a vida, ou o eu superior. Depois da morte de Dower em 1937, Pearl Dower tornou-se a terceira Guardiã-chefe, que organizou a propriedade de acordo com as suas especificações presentes, uma propriedade de 95 acres [NT: cerca de 38,5 hectares] consistindo de 52 casas, 30 das quais são propriedade do Templo, a Biblioteca William Quan Judge, que também inclui os escritórios do Templo e um apartamento para os visitantes. O sucessor de Dower em 1968 foi Harold Forgostein, que pintou 22 quadros no início dos anos 30 a pedido de Dower, representando as contribuições dos nativos norte-americanos para o entendimento do equilíbrio na Natureza e cenas da vida de Hiawatha, ambos importantes nos ensinamentos do Templo. Estes quadros estão agora no Centro Universitário do Templo. Forgostein permaneceu lider do Templo até 1990; a guardiã-chefe atual é Eleanor L. Shumway.


Francia La Due

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário