Continuamos com a tradução do excelente artigo do professor James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Esta semana é publicada a quarta de dez partes.
Em 1898, a Srª Tingley rebatizou
a S.T. na América como Sociedade Teosófica e a Fraternidade Universal. Enquanto
“Líder e chefe oficial” ela prosseguiu as suas atividades em Teosofia aplicada,
incluindo um ambicioso programa educativo, chamado Raja Ioga, que se iniciou em
1900 e que enfatizava a integração da formação e educação espiritual, mental e
física. Da população estudantil inicial de cinco elementos, o número
rapidamente saltou para 100 em 1902, dois terços dos quais eram cubanos, devido
aos seus interesses permanentes em Cuba resultantes da Guerra Hispano-Americana
de 1898 e ao apoio do Major Bacardí de Santiago aos objetivos de Tingley. Em
1919 o programa educacional foi expandido com a fundação da Universidade
Teosófica. Com o encerramento das lojas em 1903, a maior parte dos membros
mais talentosos e empenhados foram consequentemente para Point Loma, participando
não só nas experiências educativas mas também em atividades relacionadas como a
agricultura e horticultura, escrita, investigação, edição de publicações e
produções teatrais e musicais.
Contudo, por volta de 1920, estas
atividades começaram a desaparecer, principalmente devido a problemas
financeiros. Com a morte de Tingley em 1929, a direção estabelecida pelo seu líder
mais académico e intelectual, Gottfried de Purucker, foi uma vez mais no
sentido da Teosofia teórica, com ênfase no ensinamento e estudo das obras
teosóficas centrais. Rebatizando a S.T. e F.U. como Sociedade Teosófica, de
Purucker avançou com um Movimento de Fraternização – em parte devido ao
aproximar do centésimo aniversário do nascimento de H.P. Blavatsky – com o
objetivo derradeiro de reunir todas as sociedades. A unificação, contudo, não foi
possível, mas convenções e outras atividades de cooperação entre Adyar e Point
Loma realizaram-se ao longo dos anos 1930.
Gottfried de Purucker |
Mais para o final da liderança de
de Purucker, ele tomou a decisão prática de vender a propriedade comunitária de
Point Loma, chamada Lomaland e realocar a Sociedade em Covina, uma pequena
comunidade a leste de Los Angeles. Naquele mesmo ano (1942), de Purucker
faleceu e a Sociedade foi, nos três anos seguintes, liderada por um gabinete
até que um novo líder, o Cel. Arthur Conger, foi eleito em 1945.
De acordo com um relato de um
dissidente, pouco tempo depois desta eleição, aqueles membros do gabinete que
não reconheciam o estatuto esotérico de Conger como “porta-voz dos Mestres” (que
alegava assim o mesmo estatuto que H.P. Blavatsky) foram destituídos de todas
as responsabilidades na S.T. Estes antigos funcionários e vários outros
indivíduos nos EUA e na Europa acabaram por sair das instalações da S.T.:
alguns voluntariamente anularam o seu estatuto de membro, outros viram o seu
estatuto de membros involuntariamente cancelado. O trabalho da tradição de
Point Loma estabelecido por Tingley foi continuado por alguns grupos organizados
nos Estados Unidos e na Europa, sendo um desses grupos a Publicações Point
Loma, que foi constituído em 1971 como uma
instituição religiosa e educacional sem fins lucrativos.
Entretanto, a Sociedade Teosófica
de Covina permaneceu sob a liderança de Conger até à sua morte no início de
1951. William Hartley (1879-1955), um antigo membro residente da Sociedade foi
o sucessor escolhido de Conger, mas James A. Long (1898-1971) foi aceite pelo
gabinete da S.T. em vez dele, sendo que o argumento para a sua escolha assentava
no facto de que o documento original que continha o sucessor designado por
Conger não existia, apenas existia uma fotocópia. Hartley, em conjunto com os
seus seguidores, deixou Covina e deu continuidade à sua “Sociedade Teosófica”
(Point Loma). Em 1958 Dick J.P. Kok (Holanda) sucedeu a Hartley e desde 1985 é
liderada por Herman C. Vermeulen (ainda com sede em Haia, na Holanda).
Arthur L. Conger |
James Long continuou a liderar aquela
Sociedade Teosófica [a de Covina]. Um número de acontecimentos significativos teve
lugar durante a sua liderança. A Universidade Teosófica e todas as lojas
(instituídas durante a presidência de de Purucker) foram encerradas; as secções
nacionais (incluindo a propriedade sueca de Visingsö) foram também encerradas;
as atividades de impressão e edição, sede e biblioteca foram deslocadas para
Altadena e Pasadena em 1951; e a Sunrise, uma revista mensal, foi criada. Long
também se deslocou em longas viagens internacionais para palestras, visitando
os membros de fora dos EUA. Depois da sua morte em 1971, Grace F. Knoche
tornou-se a líder desta Sociedade Teosófica. [NT: Depois da morte de Knoche em
2006, Randell C. Grubb passou a ser o líder].
James A. Long |
Durante o agitado ano de 1898,
outra organização teosófica surgiu, com a fundação do Templo do Povo por
William H. Dower (1866-1937) e Francia LaDue (1849-1922), que acreditavam seguir
as instruções do Mestre ao se separarem da T.S. e F.U dirigida por Tingley, e,
de acordo com a sua própria declaração, ao estabelecerem as “bases mentais, físicas e espiritual da futura sexta raça”.
Saídos da loja de Syracuse (Nova Iorque) da S.T. e F.U., mudaram-se em 1903,
juntamente com o seu grupo, para a Califórnia, onde se fixaram numa zona a
leste de Oceano, estabelecendo aí a sua sede conhecida como Halcyon. Em 1904,
Dower abriu o Hotel e o Sanatório Halcion por forma a continuar a sua prática
médica, tratando doenças como a tuberculose, distúrbios nervosos, alcoolismo e
toxicodependência. No ano seguinte (1905), a Temple Home Association foi constituída,
sendo definido um plano para uma cidade com locais para casas para venda ou para
arrendamento, organizando assim uma colónia cooperativa com LaDue, também
conhecida como Estrela Azul, que se tornaria a primeira líder – Guardiã-chefe –
do Templo. Em 1908, o Templo foi constituído sob o nome “Guardião-chefe do
Templo do Povo, uma única instituição”. Depois da morte de LaDue em 1922, Dower
tornou-se o segundo líder do Templo, supervisionando a construção do templo
Memorial Estrela Azul. Começado em 1923 e completado em 1924, o Templo Memorial
Estrela Azul foi construído de acordo com simbolismo matemático e geométrico
ilustrando a unidade de toda a vida, ou o eu superior. Depois da morte de Dower
em 1937, Pearl Dower tornou-se a terceira Guardiã-chefe, que organizou a
propriedade de acordo com as suas especificações presentes, uma propriedade de
95 acres [NT: cerca de 38,5 hectares] consistindo de 52 casas, 30 das quais são
propriedade do Templo, a Biblioteca William Quan Judge, que também inclui os
escritórios do Templo e um apartamento para os visitantes. O sucessor de Dower
em 1968 foi Harold Forgostein, que pintou 22 quadros no início dos anos 30 a pedido de Dower, representando
as contribuições dos nativos norte-americanos para o entendimento do equilíbrio
na Natureza e cenas da vida de Hiawatha, ambos importantes nos ensinamentos do
Templo. Estes quadros estão agora no Centro Universitário do Templo. Forgostein
permaneceu lider do Templo até 1990; a guardiã-chefe atual é Eleanor L.
Shumway.
Francia La Due |
Continua na próxima semana.
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