Follow @luaem_escorpiao

sábado, 23 de julho de 2016

A controvérsia sobre o quinto e sexto volumes de "A Doutrina Secreta" (7ª parte)

Prosseguimos com a tradução do artigo de Daniel H. Caldwell, “O mito do terceiro volume desaparecido de A Doutrina Secreta”. É fundamental ler os posts das semanas anteriores antes de prosseguir. 


PARTE 5 – O TERCEIRO VOLUME DESDE A MORTE DE HPB ATÉ 1897

Vamos agora seguir a história do terceiro volume de “A Doutrina Secreta” desde maio de 1891 até à sua publicação em junho-julho de 1897.

Outubro de 1891 – Isabel Cooper-Oakley escreveu (Path, dezembro de 1891, p. 295):
A HPB Press…está a se tornar numa tipografia permanente…Uma nova edição de “A Doutrina Secreta” será a próxima a sair, e o terceiro volume está para ser publicado.


Isabel Cooper-Oakley
(1854-1914)


29 de outubro de 1891 – O Dr. Archibald Keightley escreveu numa carta para Bertram Keightley (citada por C. Jinarajadasa em "Dr. Besant and Mutilation of the Secret Doctrine,"Messenger, janeiro de 1926, p. 166):

Existem algumas conversas no sentido de reimprimir “A Doutrina Secreta” [Volumes I e II] e de corrigir erros quando o Terceiro Volume for lançado.

Dezembro de 1891 – Um aviso foi publicada no The Path, The Vahan, and The Theosophist por Annie Besant e G. R. S. Mead:

Estando esgotada a segunda edição da obra-prima de HPB, uma terceira edição tem de ser preparada imediatamente. Todos os esforços estão a ser feitos para rever exaustivamente a nova edição e os editores solicitam fervorosamente que todos os estudantes que leiam esta nota enviem listas completas de ERRATAS tanto quanto possível….É importante que a ERRATA da primeira parte do Volume I seja enviada IMEDIATAMENTE.


George Robert Stowe Mead
(1863-1933)

Janeiro de 1894 – Um aviso aparece no The Path (p.323)

O Volume um da nova edição de “A Doutrina Secreta” está agora pronto, e uma cópia foi enviada para todos os assinantes, com os custos de correio pagos…O volume dois, segundo se prevê agora, poderá ser enviado em janeiro.

Janeiro de 1894 – Uma declaração é publicada em Lucifer (p.354):

O terceiro volume de “A Doutrina Secreta” está a ser datilografado a partir do manuscrito.

Maio de 1895 – Annie Besant escreveu em Lucifer (188):

O terceiro volume de A Doutrina Secreta…foi colocado nas minhas mãos por HPB.



A 2ª parte do documentário "The Annie Besant Story"


Junho de 1895 – As primeiras páginas do Volume III foram para impressão (Lucifer, junho de 1895, p.271).

Junho de 1896 – Uma nota editorial surgiu em Lucifer (p.265):

No decurso da preparação do terceiro volume para impressão de “A Doutrina Secreta”, foram encontrados alguns manuscritos misturados e que não fazem parte da obra propriamente dita, e esses serão publicados em [Lucifer]

Setembro de 1896 – Volume III está completo (Lucifer, setembro de 1896, p.271).

Junho de 1897 – Volume III de A Doutrina Secreta foi publicado (Theosophist, setembro de 1897, p.766).




PARTE 6 - CONCLUSÕES E REFLEXÕES

É o volume III de “A Doutrina Secreta” publicado em 1897, igual (ou mais ou menos igual) ao manuscrito originalmente conhecido como o Volume I em 1886-1887 e mais tarde reorganizado, ficando conhecido como o Volume III entre 1887 e 1891?

Uma das peças de informação mais reveladoras que nos ajuda a responder a esta questão diz respeito à parte do Volume I que se encontra no que sobreviveu do Manuscrito de Würzburg.

A maior parte do material existente neste Volume I também pode ser encontrada no Volume III de 1897. O material do Volume I do Manuscrito de Würzburg deixado de fora do Volume III de 1897 foi incorporado no Volume I de “A Doutrina Secreta” conforme publicado em 1888 ou então foi publicado nas páginas de “Lucifer” durante a vida de HPB ou pouco depois da sua morte.


Helena Blavatsky


Além do mais, como foi descoberto a partir de fontes primárias de 1886 que o volume I original continha os artigos “A Magia Egípcia”, “Os Ídolos e os Terafins” e “O Mistério de Buddha“, não é significativo que estes três artigos também surjam no Volume III de 1897?

Mas o que aconteceu às duas secções de ensaios e vinte e seis apêndices (que não constam do Manuscrito de Würzburg remanescente), certamente uma parte integral do manuscrito de HPB do Volume I original de 1886-1887?

Se a maior parte do remanescente do volume I do Manuscrito de Würzburg acabou por ser incluído no Volume III de 1897, não será razoável sugerir que as restantes duas secções e vinte e seis apêndices (com várias exceções) também tivessem sido provavelmente incluídas no Volume III de 1897?

Considere-se também o seguinte facto. Quer H.P. Blavatsky quer Bertram Keightley referiram que o terceiro volume abordaria as vidas de grandes ocultistas. Uma quantidade considerável de material no volume III diz respeito às vidas de Simão o Mago, São Paulo, Pedro, Apolónio de Tiana, São Cipriano de Antioquia, Buda Gautama e Tsong-kha-pa. E um dos ensaios no volume III de 1897 intitula-se “Factos subjacentes nas biografias dos Adeptos”.


Estátua de Tsong-kha-pa


Recapitulemos duas das descrições de HPB dos conteúdos do terceiro volume. Primeiro, em “A Doutrina Secreta” (1888, 2:437), HPB escreveu:

No Volume III desta obra …será exposta uma breve história de todos os grandes adeptos conhecidos dos tempos antigos e modernos por ordem cronológica e uma perspetiva genérica dos Mistérios, a sua criação, crescimento, degradação e morte – na Europa. Não houve espaço para isto neste volume.

Também em “A Doutrina Secreta” (1888: 1:xl, na versão em língua portuguesa na página 62 do 1º volume com uma redação um pouco distinta) HPB escreve o seguinte:

Nesse [terceiro] volume apresentar-se-á uma breve recapitulação dos principais Adeptos historicamente conhecidos; será descrito como os Mistérios decaíram, principiando em seguida a desaparecer, e apagando-se finalmente da memória dos homens, a verdadeira natureza da Iniciação e da Ciência Sagrada. Passaram desde então a ser ocultos os seus ensinamentos, e a Magia não persistiu senão, quase sempre, sob as cores veneráveis, mas por vezes, enganosas, da Filosofia Hermética. Assim como o verdadeiro Ocultismo havia prevalecido entre os místicos durante os séculos que antecederam a nossa era, assim a Magia, ou antes a Feitiçaria com as suas artes ocultas, seguiu-se ao advento do Cristianismo.”


Londres de 1888, zona de Whitechapel
(foto: bbcamerica.com)

Com esta lista de conteúdos, compare-se as descrições dadas por HPB nas suas cartas de 1886, acima citadas, com as partes mais relevantes recapituladas aqui:

…os inegáveis factos historicamente provados da existência dos adeptos antes e depois do período cristão, da admissão de um duplo sentido esotérico nos dois testamentos pelos pais da igreja e provas que a verdadeira fonte de todos os dogmas cristãos residem nos mais antigos MISTÉRIOS arianos durante o período Védico e Bramânico, provas e evidências sobre isso são mostradas nas obras em Sânscrito quer exotéricas quer esotéricas. [14 de julho, 1886 para Olcott].

… um rápido esboço do que era conhecido historicamente e na literatura, nos clássicos e nas histórias sagradas e profanas – durante os 500 anos que precederam o período cristão e os 500 anos subsequentes: da magia, a existência de uma Doutrina Secreta Universal conhecida dos filósofos e dos Iniciados de todos os países e até de vários pais da Igreja como Clemente de Alexandria, Orígenes e outros, que tinham sido eles próprios iniciados.

Residência de Blavatsky em Londres
em Lansdowne Road,17.
Embora a foto seja de 1959, pouco mudou
desde o tempo de HPB.

Também descrever os Mistérios e alguns rituais, e posso assegurar-lhe que as coisas mais extraordinárias serão expostas agora, a história completa da Crucificação, etc… mostrando que são baseadas num rito tão antigo como o mundo – a crucificação do Candidato em provação no torno, descendo ao Inferno, etc… tudo Ariano.

A história completa, até aqui ignorada pelos Orientalistas, é encontrada exotericamente nos Puranas e nos Brahmanas e explicada e complementada com aquilo que as explicações esotéricas fornecem.  [3 de março de 1886, para A.P. Sinnett]

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário