Prosseguimos com a tradução do artigo de Daniel H. Caldwell, “O mito do terceiro volume desaparecido de A Doutrina Secreta”. É fundamental ler os posts das semanas anteriores antes de continuar.
Boris de Zirkoff (na SD
Introd., p.69) refere que Geoffrey Barborka salienta que o “Prólogo” de HPB não
é o “Introdutório” (ou qualquer outra secção) no Volume I de “A Doutrina
Secreta” conforme foi publicada em 1888. Isso é verdade. Mas a que está HPB a
se referir na sua carta? A texto desaparecido não mais disponível? Não, ela
está a falar sobre o manuscrito do Volume I de “A Doutrina Secreta” (em linha
com: o descrito nas suas cartas de 1886; o parcialmente encontrado no
Manuscrito de Würzburg que sobreviveu; e o que foi lido pelos Keightley em maio
de 1887). Boris de Zirkoff prossegue:
Dois dos teosofistas mais conhecidos do século XX Emmett Small (à esquerda) e Boris de Zirkoff (à direita) Foto: Point Loma School of Theosophic Perennialism |
“Também é importante
lembrar que a descrição deste material por parte de HPB na sua carta para Sinnett não se coaduna
com nenhum do material variado reunido e publicado em 1897 sob o título
enganador de “A Doutrina Secreta – Volume III”.”
Contudo, tanto quanto posso perceber, a descrição de HPB para Sinnett do seu “enorme Capítulo
Introdutório” coaduna-se bastante bem não só com o volume de 1897, mas também
com os conteúdos do Volume I do Manuscrito de Würzburg. Por exemplo, “a
Crucificação do Candidato no torno” é coberto no Manuscrito de Würzburg [CW
14:261-2, “"The
Trial of the Sun Initiate"]. O ”torno” também foi especificamente
mencionado no volume III, publicado em 1897, mas essas páginas também contêm
uma falha no manuscrito. Diz Annie Besant: “Existe uma falha nos manuscritos de
HPB” (Vol. III, edição de 1897, p.272). Mais tarde L.H Leslie-Smith forneceu a
parte em falta do Manuscrito de Würzburg [edição da Quest do volume III
intitulada Esoteric Writings,
p.466-7]. Mas o que aconteceu à página original na caligrafia de HPB que não
constava do volume de 1897 e que constituía uma “falha”? A minha sugestão é a
de que esta página de alguma maneira soltou-se do manuscrito do terceiro volume
mas foi encontrada e publicada como um ”Fragmento” na “Lucifer” de agosto de
1896 [CW
7: 275-6]. Da mesma forma, “a história completa
da Crucificação, etc… que se mostra ser baseada num rito tão antigo como o
mundo – a crucificação do Candidato em provação no torno, descendo ao Inferno,
etc…” sobre o qual HPB escreveu na sua carta para Sinnett, também é abordado na
Doutrina Secreta de 1888 (vol. I, p. 543, 559, 558, 560-2.).
Número 1 da revista Lucifer Foto: BlavatskyTheosophy.com |
Portanto, a descrição de
HPB de um “enorme volume introdutório” não é indicação de “material perdido”
como de Zirkoff e Barborka acreditavam. Ao invés, a descrição de HPB é do
manuscrito original do Volume I. O mesmo material pode ser encontrado no Volume
I do manuscrito de Würzburg e no Volume III de 1897.
Com base nas próprias
palavras de HPB, sabe-se que o primeiro volume original consistia de sete
secções e vinte e sete apêndices. Também se estima que o que sobreviveu do volume
I do Manuscrito de Würzburg corresponde a aproximadamente um terço do volume I
original que os Keightley leram em maio de 1887. Podemos determinar os
conteúdos do resto deste Volume I?
Dr. Archibald Keightley (1859-1930) |
Abaixo está uma lista
parcial de material inexistente no Manuscrito de Würzburg mas que provavelmente
seria encontrado no manuscrito do Volume I original na caligrafia da própria
HPB:
1. Em CW 14:342, HPB escreveu: “consulte o Apêndice” desta INTRODUÇÃO e leia “Os Jesuítas e a sua política”. Os editores dos Collected Writings adicionaram uma nota de rodapé: “Não identificado sob este título. Possivelmente reintitulado Teosofia ou jesuitismo?; ver BCW IX”.
4. No volume II do Manuscrito de Würzburg, que lida com as Estâncias de Dzyan e com os comentários de HPB sobre as mesmas, a seguinte referência é encontrada: (ver “Um Mistério sobre o Buda, Ap. à Secção VI)”. Interpreto que isto significa que o artigo “Um Mistério sobre o Buda” era um apêndice à secção seis do primeiro volume do manuscrito de A Doutrina Secreta de 1886-1887. O volume II original (que lida com as sete estâncias de Dzyan e os comentários do HPB) tinha numerosos apêndices, pelo menos dezassete, senão mais. Estes apêndices não existem no Manuscrito de Würzburg mas a eles se refere HPB no decurso dos seus comentários. Por exemplo, HPB escreveu “Ver Dinastias Divinas, Ap. XII” ou “Ap. VII, “Substância Primordial” e assim por diante.
5. Outra referência aos conteúdos do Volume I original é provável que seja encontrado no Volume II do Manuscrito de Würzburg, no qual HPB se refere ao “Ap. na Sec. Prel. Kuan-Shain-Yin.”
6. Todas estas referências dão-nos alguma indicação a que material adicional estava no volume I de A Doutrina Secreta (1886-1887).
Continua na próxima semana.
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