Follow @luaem_escorpiao

sábado, 31 de maio de 2014

A influência da Teosofia em personalidades famosas VI - Políticos e outros

Esta é a última secção de uma série de seis, sobre personalidades famosas influenciadas pela Teosofia e pela Sociedade Teosófica.

O artigo baseia-se num levantamento originalmente feito por Katinka Hesselink e para entender o contexto é necessário ler a primeira parte.


Katinka Hesselink


POLÍTICOS

Annie Besant (1847-1933) - presidente da Sociedade Teosófica, ativista destacada pela independência da Índia (já era uma ativista por várias causas antes dela se ter tornado membro da Sociedade Teosófica). Palestrante popular sobre vários temas. A sua popularidade foi importante para alargar o número de associados da co-maçonaria (que aceita homens e mulheres). [Promoveu] a educação na Índia para homens e mulheres (continuando o trabalho começado por H.S.Olcott, primeiro presidente da Sociedade Teosófica). [Aqui pode aceder a uma secção sobre Besant no site de Katinka Hesselink e aqui ao verbete correspondente na E.T. No video abaixo temos Besant a partir de 2:45]




Alfred Deakin (1856-1919) - concebeu a Federação Australiana e foi Primeiro-ministro da Austrália, 1903-4, 1905-8, 1909-10. [A E.T. menciona que Deakin foi membro da S.T. desde 1895, tendo também estudado os trabalhos de Swedenborg e sido um fervoroso interessado no Espiritualismo. Era amigo próximo de Olcott e de Annie Besant.]

Mohandas K. Gandhi (1869-1948) - patriota indiano, criador do satyagraha, [a sua conceção política]. Gandhi conheceu Annie Besant, tinha grande respeito por ela, e a versão do Bhagavad Gita que o pôs em contacto pela primeira vez com a filosofia indiana foi uma tradução feita por ela. Na sua autobiografia ele descreve o seu primeiro contacto em Londres com a Teosofia e a Sociedade Teosófica. Os dois “irmãos” que ele menciona são quase de certeza o tio e sobrinho Keightley, que outros têm confundido como irmãos devido à proximidade de idades. O seu contributo: uma reformulação do Hinduísmo num ativismo passivo. Contribuiu de forma significativa para o movimento de independência na Índia e para o desmantelar do sistema de castas. [A E.T. tem um longo texto sobre Gandhi, referindo a sua proximidade com a Teosofia, embora ele nunca se tenha tornado um membro de pleno direito da Sociedade. O início dos seus contactos com a Sabedoria Perene ocorreu quando alguns amigos lhe pediram ajuda no estudo sobre o Bhagavad Gita. Ele terá dito a membros da S.T. que a Teosofia mudou toda a sua vida e que tinha uma grande dívida à Sociedade que jamais conseguiria pagar (cf. Josephine Ransom, A Short History of The Theosophical Society, 1938, p. 318). Conheceu Blavatsky, Olcott e Besant. Mesmo durante a sua estada na África do Sul manteve ligações com os membros da Loja de Joanesburgo. Contudo, concluiria que a Teosofia e o Hinduísmo partilhavam a mesma teoria, mas que os membros da S.T. que conhecia davam demasiada atenção ao desenvolvimento intelectual e pouca à ideia central de fraternidade. Quando Gandhi tomou a liderança do Congresso Nacional Indiano, fundado por Hume, como já acima se mencionou, Besant saiu e aderiu ao Partido Liberal fazendo oposição a Gandhi. Ela considerava que o satyagraha não funcionaria se massificado, pois o indiano comum não conseguiria suportar impávido a violência. Contudo em várias situações, como na Marcha do Sal, ficou demonstrado o contrário].




Allan Octavian Hume (1829-1912) - administrador britânico na Índia, um dos fundadores do Congresso Nacional Indiano. [A E.T. refere que Hume foi Vice-Presidente da S.T. entre 1880 e 1888 e que era um vegetariano e antivivisseccionista.  A sua atitude excessivamente cética levou à quebra de correspondência com os Mahatmas, com quem mantinha ligação, tal como acontecia com A.P. Sinnett, seu amigo próximo na altura. Em 1885 e na sequência do caso Coulomb tentaria implementar mudanças estruturais na S.T. que não foram avante, saindo Hume da organização, algum tempo depois].


A.O.Hume (foto:wikipedia)


George Lansbury (1859-1940) - [estadista britânico] que liderou o Partido Trabalhista britânico entre 1931 e 1935. [Segundo a E.T. aderiu à S.T. em 1914 e foi um forte apoiante de Annie Besant. Também se tornou membro da Ordem da Estrela do Oriente em 1918 [NT:que era a organização de suporte a Krishnamurti como veículo do Instrutor do Mundo] e esteve nalgumas reuniões de seguidores de Krishnamurti, tendo assistido a uma das suas palestras. Discursou no Congresso Europeu da S.T. em 1937 e visitou Hitler e Mussolini na vã esperança de evitar a Guerra].


Hernández Martinez (1882-1966) - Presidente de El Salvador [Pela descrição do Wikipedia espanhol, que descreve Martinez como “teosofista”, os seus atos mostram que nada aprendeu com a Sabedoria Perene, se é que alguma vez teve efetivo contacto com ela. Governou como um ditador, tendo durante o seu mandato sido assassinados 25 mil indígenas e também adversários políticos. Mostrava pouco respeito pelo valor da vida humana e tinha crenças estranhas, que o editor do verbete do wikipedia espanhol acha que são teosóficas, como esperar que médicos invisíveis curassem a população de um surto de varíola. Tentou curar o próprio filho, que morreu de apendicite, com a ajuda dos tais médicos invisíveis e com água exposta ao Sol em garrafas azuis].


Jawaharlal Nehru (1889-1964) - primeiro Primeiro-ministro da Índia entre 1947 e 1964. Ferdinand T. Brooks, um jovem teosofista, tutorou Nehru na adolescência. Nehru reconheceu na sua autobiografia que “F.T. Brooks deixou-me uma profunda impressão e eu sinto que lhe devo bastante e à Teosofia” (Theosophical History, Vol. VI, Número 3, julho 1998) [A E.T. refere que Nehru aderiu à S.T. em 1903 e que a sua casa, enquanto jovem, era palco de discussões sobre Teosofia e política].


Nehru e Gandhi (foto:wikipedia)


Henry Wallace (1888-1965) - vice-presidente dos Estados Unidos [Juntou-se à S.T. em 1925, associação que durou dez anos. Correspondeu-se com George William Russell, teosofista de quem já falámos na secção dos escritores e com Nicholas Roerich].

OUTRAS PERSONAGENS

Alonzo Decker (1884-1956) - cofundador da empresa Black&Decker, juntou-se à S.T .na América em 3 de abril de 1929, permanecendo membro até à sua morte.

Abner Doubleday (1819-1893) – figura lendária do beisebol [embora isto seja contestado]. [A E.T. refere que Doubleday foi Vice-Presidente Internacional da Sociedade Teosófica entre 1880 e 1888 e Presidente interino durante curto período no início de 1879. Foi através de Olcott que ele tomou conhecimento da Sociedade, da qual foi um trabalhador dedicado].


Abner Doubleday

Maria Montessori (1870-1952) – educadora e fundadora do Método Montessori, baseado no potencial criativo, vontade de aprender da criança e direito de ser tratado como um indivíduo. [A E.T. menciona que Maria Montessori foi uma teosofista, que curiosamente durante a 1ª [o correto deverá ser 2ª] Guerra Mundial esteve refugiada na sede da S.T. Adyar, na Índia pois arriscava-se a ser detida devido à sua nacionalidade (a Itália era aliada da Alemanha]. O wikipedia acrescenta que a sua ligação com a S.T. data de 1907, tendo dado formações sobre educação em Adyar.]






CONTROVERSO/SEM PROVAS

Franz Kafka, Aldous Huxley, Owen Barfield, Wallace Stevens, R. Tagore (que esteve em Adyar).

Ken Wilber – publicou os seus primeiros livros através da Sociedade Teosófica na América, mas as primeiras edições não foram publicadas pela Quest Publishing, portanto não é claro que isto possa ser visto como um elo entra a Teosofia e o seu trabalho. Existem similaridades óbvias entre a sua abordagem e a teosófica, mas não há indicação que ele tivesse sido um membro, nem ele se refere muito a autores teosóficos.


Ken Wilber (foto:uniqueself.com)


Sabe-se que George Lucas, Elvis Presley e Einstein leram alguns livros sobre Teosofia. [Sobre Einstein, nada se pode concluir. Apesar de Sylvia Cranston, na sua biografia de Blavatsky referir na p.474 da edição em língua portuguesa que a sobrinha de Einstein afirmava que o famoso cientista guardava uma cópia de “A Doutrina Secreta” na sua mesa de trabalho, não parecem haver evidências conclusivas disso, até porque Einstein não tinha sobrinhos. O assunto gerou extensa discussão na Theosophical Network, sem que se chegasse à aceitação ou repúdio completo desta alegação].

GRUPOS

Estes grupos foram criados por teosofistas ou tiveram teosofistas como membros mais ativos nos seus primeiros dias.

Co-Maçonaria (ver referência anterior a Annie Besant)

Amnistia Internacional (fonte: rumores no meio teosófico)

Sociedade Budista em Inglaterra (era a Loja Budista da Sociedade Teosófica), foi fundada pelo mais famoso e influente dos Budistas ocidentais, Christmas Humphreys (ver referência anterior), que era membro da Sociedade Teosófica desde a sua juventude e que escreveu apreciativamente sobre H.P. Blavatsky até o final da sua vida.


Sede da Sociedade Budista em Londres


Movimento Sufi  – Hazrat Inayat Khan foi o fundador do “Movimento Sufi Internacional” e teve textos publicados por uma editora teosófica.


CONCLUSÃO

A lista é extensa e espera-se que no futuro se torne ainda mais comprida. Para mais informação, além dos links providenciados nos posts, sugere-se a consulta da parte 7 do livro de Sylvia Cranston "Helena Blavatsky - A Vida e a Influência Extraordinária da Fundadora do Movimento Esotérico Moderno", onde se descreve a influência da Teosofia nos cem anos posteriores à morte de Blavatsky (1891). Muitos dos nomes lá encontrados foram mencionados nestes seis capítulos.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário