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sábado, 17 de maio de 2014

A influência da Teosofia em personalidades famosas V - Figuras Religiosas e Espirituais (parte 2)

Esta é a continuação do post da semana anterior, onde se começou a elencar as figuras religiosas e espirituais  influenciadas pela Teosofia e pela Sociedade Teosófica.

Este post, tal como os anteriores da mesma série têm como ponto de partida um levantamento originalmente feito por Katinka Hesselink e para entender o contexto é necessário ler a primeira parte.


Katinka Hesselink


Manly Palmer Hall (1901-1990) – autor e místico nascido no Canadá. É provavelmente mais famoso pelo seu trabalho “The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy” [Os Ensinamentos Secretos de todas as Eras: Um Esquema Enciclopédico de Filosofia Simbólica, Maçónica, Hermética, Cabalística e Rosacruciana”], publicado em 1928 quando ele tinha apenas 27 anos de idade. (Fonte:wikipedia, que o tem incluido numa lista de teosofistas canadianos e americanos, embora não o mencione no artigo como sendo um).[A E.T. refere aqui o seu contributo para a edição dos V e VI volumes dos Collected Writings de HPB].




Max Heindel (1865-1919) – [pseudónimo de] Carl Louis von Grasshoff, nascido em Aarhus, Dinamarca e que foi um ocultista cristão, astrólogo e místico. Em 1903 Max Heindel mudou-se para Los Angeles, Califórnia à procura de trabalho. Depois de assistir a palestras do teosofista C.W. Leadbeater, ele juntou-se à Sociedade Teosófica de Los Angeles, na qual ocupou o cargo de vice-presidente em 1904 e 1905. Também se tornou vegetariano e começou o estudo da astrologia, que lhe dava a chave para abrir os mistérios da natureza interna do homem. Fundou a Fraternidade Rosacruz em 1909/11 em Mount Ecclesia, Oceanside (Califórnia). (Fonte:wikipedia).


Livro mais conhecido de Heindel.
Tem várias ideias em comum com a Teosofia

Christmas Humphreys (1901-1983) – Inglês que apresentou o Budismo aos Ocidentais. Mais sobre Humphreys aqui e aqui. [A E.T. refere que Humphreys fundou a Sociedade Budista de Londres, tendo sido também um importante autor teosófico. Tinha grande respeito por Blavatsky ao ponto de ter uma imagem dela sobre a cabeça da sua cama até ao dia da sua morte e uma cópia dessa imagem em lugar de honra na Sociedade Budista. Foi ainda presidente do Fundo das Cartas dos Mahatmas e fundador da Federação Internacional dos Jovens Teosofistas. Trabalhou com Farthing na Blavatsky Trust e antes de morrer doou à Secção Inglesa da S.T. alguns artigos, fotografias e manuscritos que tinham pertencido a Blavatsky. Elaborou junto com Elsie Benjamin uma versão resumida de “A Doutrina Secreta”].


Christmas Humphreys (foto:wikipedia)


Alan Leo (1860-1917) – [Pseudónimo de] William Frederick Allan, um proeminente astrólogo autor, editor e teosofista britânico, considerado por muitos o pai da astrologia moderna. Leo, que usou o seu signo solar como pseudónimo, fundou a Loja Astrológica da Sociedade Teosófica em 1915. É apontado como sendo um dos mais importantes astrólogos do século XX porque aparentemente o seu trabalho teve o efeito de estimular o ressurgimento da astrologia no Ocidente depois da decadência generalizada no século XVII. Leo era um devoto teosofista e integrou vários conceitos religiosos como o karma e a reencarnação na sua astrologia. Usou as vastas ligações internacionais da Sociedade Teosófica para publicar, traduzir e disseminar o seu trabalho pela Europa e América e foi em países destes continentes que a astrologia começou a ressurgir (fonte:wikipedia). [A E.T. refere que a esposa de Leo, Bessie Birch era membro da S.T. e que foi Sepharial (de quem falaremos mais abaixo) que apresentou a Leo a Teosofia e os trabalhos de H.P. Blavatsky. Ele esteve duas vezes na Índia e permaneceu durante algum tempo na sede da S.T. Adyar. Dizia que a “Astrologia sem Teosofia não tinha sentido”].


Este é possivelmente o livro mais
popular escrito por Alan Leo.


Balangoda Ananda Maitreya (1896-1998) – [Considerava-se teosofista] e foi uma das principais figuras do Budismo contemporâneo, não apenas no Sri Lanka mas em todo o mundo (ver capítulo 9 em “'Buddhism Transformed: Religious Change in Sri Lanka”'[O Budismo Transformado: Mudança religiosa no Sri Lanka], por Richard Gombrich e Gananath Obeyesekere).

G.R.S. Mead (1863-1933) - introduziu o Gnosticismo no conhecimento popular na Inglaterra e provavelmente no mundo. [A E.T. diz-nos que Mead teve o primeiro contacto com a Teosofia através do livro “O Budismo Esotérico” de A.P. Sinnett, tendo se filiado na S.T. em 1884. Travou conhecimento com Blavatsky em 1887. Deixou o seu lugar numa escola pública para se juntar ao círculo mais íntimo de Blavatsky, tendo se tornado seu secretário pessoal e ajudado na edição de “A Doutrina Secreta”. Foi Secretário-Geral da Secção Europeia da S.T. em 1890 e da Secção Britânica entre 1891 e 1898, tendo neste ano recebido a Medalha Subba Row [uma distinção pela excelência na divulgação da Teosofia]. Casou com Laura Cooper, que também tinha pertencido ao círculo íntimo de Blavatsky. Considerou inaceitável a readmissão de Leadbeater na S.T.[NT: que em 1906 tinha abandonado a Sociedade na sequência de um processo movido por outros membros por aconselhar masturbação a jovens rapazes como modo de diminuírem o tempo perdido em pensamentos de natureza sexual ] e saiu da Sociedade. Fora da S.T. fundou, juntamente com a sua mulher, uma nova sociedade denominada “Quest” que desapareceu com a sua morte].


Mead acompanhado de H. P. Blavatsky


H.S.Olcott (1832-1907) – presidente fundador da Sociedade Teosófica. Ensinou no Sri Lanka e na Índia, elaborou o “Catecismo Budista”. Criou um jornal no Sri Lanka para o povo cingalês, o “Sarasavi Sandaresa” (cf. www.buddhistchannel.tv, 17 de fevereiro de 2006). [Colaborou na conceção da] bandeira budista (organização do comité e contribuição importante no design final). [A E.T. tem naturalmente muita informação sobre Olcott. Conheceu Blavatsky em 1874 na casa dos Eddy onde decorriam interessantes fenómenos espiritualistas, encontro que classificaria mais tarde com “o mais afortunado da sua vida”. Um ano mais tarde fundariam juntamente com outros, a S.T. em Nova Iorque. Olcott conheceu no ano subsequente quinze adeptos de diversas nacionalidades, para além de M., seu Mestre. Depois de “Ísis sem Véu” ter sido lançado, Olcott foi com Blavatsky para a Índia. Depois de anos de muitas viagens e intenso trabalho, haveria de surgir o caso Coulomb que deixou marcas no relacionamento entre eles, e desconfiança de Olcott face a Blavatsky, que seria em parte resolvida com a intervenção de um dos Mestres. Depois da morte de Blavatsky, Olcott iria se manter como Presidente da S.T. até à sua morte em 1907. Nesse período deu-se uma crise importante, que deixou marcas até aos dias de hoje, com William Quan Judge, outro dos fundadores da S.T. e vice-presidente da organização até 1895, a ser acusado por Annie Besant de ter forjado cartas dos Mestres. Judge rompeu e declarou a sua autonomia de Adyar, criando a sua própria Sociedade. Perto da morte, Olcott confessou arrependimento pelo tratamento dado a Judge. Ver também aqui este artigo alojado no site de Katinka Hesselink].


Henry Steel Olcott


Walter Gorn Old ( 1864-1929) – (…) inglês, mais conhecido como Sepharial [foi] um eminente teosofista inglês, (…) conhecido e respeitado astrólogo do final do século XIX e do início do século XX e escreveu vários livros, alguns dos quais (particularmente os de numerologia) ainda são altamente considerados hoje. Foi editor do “Old Moore’s Almanac”, que ainda é publicado no século XXI. Em 1887, apenas com a idade de 23, foi admitido no inner sanctum da Sociedade Teosófica. Na verdade ele foi um dos membros fundadores do movimento teosófico em Inglaterra. A senhora Blavatsky (com quem viveu até à sua morte) chamava-o de “vagabundo astral” devido às suas explorações noturnas do plano astral (referências retiradas do livro de Kim Farnell).


Walter G. Old, "Sepharial"

D.T. Suzuki (1870-1966) – [japonês], trouxe o Budismo Zen para o Ocidente. Soube-se recentemente que não só a sua esposa foi uma figura central na (incipiente) cena teosófica no Japão, mas ele próprio foi membro da Sociedade Teosófica enquanto viveu no Japão (Theosophical History, artigo por Adele Algeo). [A E.T. diz-nos ainda que Suzuki também se interessou por Swedenborg, traduzindo-o para japonês].

William Wynn Westcott (1848-1925) foi um médico legista, mago e maçon nascido em Leamington, Warwickshire, Inglaterra. Foi o Magus Supremo (líder) da S.R.I.A e ajudou a fundar a Golden Dawn [Aurora Dourada]. Westcott cofundou a Ordem Hermética da Aurora Dourada com Samuel Lidell MacGregor e William Robert Woodman em 1887, usando a divisa V.H. Frater Sapere Aude. Nesta altura, ele também estava ativo na Sociedade Teosófica (fonte:wikipedia).


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