Follow @luaem_escorpiao

sábado, 3 de maio de 2014

A 3 meses da Conferência Internacional de Teosofia

Recentemente, os organizadores da Conferência Internacional de Teosofia (ITC) distribuíram uma newsletter da qual o Lua em Escorpião apresenta hoje a tradução.

Boas notícias sobre a ITC

De 15 a 18 de agosto, todos os caminhos vão dar ao Centro Teosófico Internacional de Naarden, na Holanda, um retiro espiritual maravilhosamente localizado que inspira a paz e a fraternidade.

Nesta serena propriedade, a International Theosophy Conferences Inc. irá realizar um encontro histórico e convida à participação de teosofistas de todo o mundo, não só dos pertencentes às organizações, mas também de teosofistas independentes e simpatizantes que estejam ativamente envolvidos no estudo ou promoção da Teosofia.

Imagens do Centro onde se realizará a ITC

O tema será “A Teosofia, a Unidade e a Ajuda ao Mundo…E a partir daqui, por onde vamos?

Em “Cinco Mensagens para os Teosofistas Americanos”, a Senhora Blavatsky é muito clara sobre a direção da Teosofia e dos teosofistas. Ela afirma “a união faz a força e por todas as razões, diferenças pessoais devem ser enterradas no trabalho unido pela nossa Grande Causa.(i)… Mas a fim de que possamos efetuar esse trabalho em prol de nossa causa comum, devemos enterrar todas as diferenças pessoais.” (ii)

Ela diz-nos que se insistirmos em que o trabalho teosófico seja feito de um determinado modo, ou de acordo com os desejos de uma pessoa em particular, e não à maneira de outra pessoa qualquer, isto não é Teosofia, e ao seguirmos este caminho “o crescimento da Sociedade tornar-se-á em breve fracionado em várias seitas, tantas quantas os líderes”. (iii)

Ela então questiona: “Está esta “Separatividade” em consonância com o harmonioso altruísmo da Fraternidade Universal? É esse o ensinamento dos nossos nobres Mestres? E no que respeita a trabalhar em conjunto ela declara: “Por conseguinte, nem por um momento relaxem nos vossos esforços; mantenham-se unidos, lado a lado, a cada dia; permaneçam juntos como um único homem, venha o que vier, com bom tempo ou tempestade, e a vitória da causa a que se comprometeram é certa. Empenhando-se assim em uníssono com o vosso Eu Superior, os vossos esforços devem ser e serão frutíferos em benefício da Sociedade, de vós mesmos e da Humanidade.”(iv)

Estas mensagens foram tão proféticas na altura como o são hoje. A conferência ITC 2014 de Naarden é uma oportunidade única para os estudantes de todo o mundo se juntarem, partilhando ideias teosóficas a partir dos ensinamentos da Senhora Blavatsky e dos Mestres e de trabalharem com estas ideias juntos, num formato de workshop, com a presença de todos.




Cada dia de conferência iniciar-se-á com palestras introdutórias. Depois das mesmas, os participantes nos workshops farão o trabalho mais importante e exigente. Os resultados dos workshops serão apresentados em sessões plenárias para comentários e reações, como input para o produto final do encontro: “A declaração de Naarden da ITC 2014”. Além disso, o cerne do programa da ITC em Naarden irá consistir de três partes: Religião, Filosofia e Ciência.

Esse trabalho é a comunicação com significado entre os estudantes de todas as tradições para a resolução dos problemas que os desafios únicos do mundo destes tempos e dos vindouros apresentam. Porquê? Porque a carta do grande Mestre diz-nos que a Sociedade Teosófica foi escolhida como a pedra basilar, alicerce das futuras religiões da humanidade…”Que as doutrinas fundamentais de todas as religiões comprovar-se-ão idênticas no seu significado esotérico (v)…E que a verdadeira religião e filosofia oferecem a solução para todos os problemas.” (vi) Que mais se pode almejar?




Relativamente aos problemas da vida ligados à falta de moralidade, religiões ou filosofias incompletas, ou até ciências que não acrescentem nada ao entendimento da natureza moral e espiritual do homem; e relativamente às questões dos dois grandes princípios duais na natureza, bem e mal, certo e errado, prazer e dor, egoísmo e altruísmo, liberdade e despotismo, diz-nos o Mestre: “para estes problemas deve existir algures uma solução consistente e, se nossas doutrinas provarem a sua competência em oferecê-la, então o mundo será o primeiro a confessar que esta deve ser a verdadeira filosofia, a verdadeira religião, a verdadeira luz, a qual dá a verdade e nada mais que a verdade.” (vii)

Esta será uma das grandes tarefas perante nós como estudantes de Teosofia de diferentes tradições trabalhando juntos diligentemente para encontrar as melhores maneiras de levar ao mundo, de forma prática, quer espiritual, quer material, para o benefício de toda a humanidade e de toda a vida, a verdade da Teosofia, baseada nos grandes ensinamentos de HPB e dos seus Mestres, nas vertentes da Ciência, da Filosofia e da Religião. Este será um encontro e esforço importantes a que cada estudante de Teosofia que tiver possibilidade, deverá se juntar e se tornar uma parte vital. Uma newsletter com mais detalhes do programa será distribuída em breve.




Por favor considerem a vinda à ITC para partilha da vossa riqueza teosófica.

Om Mani Padme Hum para Todos.


i)  Five Messages from HP Blavatsky to the American Theosophists; In Convention Assembled: 1888-1889-1890-1891; The Theosophy Company, Los Angeles, 1921; Segunda Mensagem, p. 17

ii) Ibid: pg. Segunda Mensagem, p. 16

iii) Ibid: pg. Segunda Mensagem, p. 16

iv) Ibid: Terceira Mensagem, p. 24

v) Theosophical Articles and Notes: Carta do Maha-chohan; p. 191

vi) Theosophical Articles and Notes: Carta do Maha-chohan; p. 193

vii) Theosophical Articles and Notes: Carta do Maha-chohan; p. 193

Para mais informações relativas a este evento, à inscrição e à revista da ITC utilize este link:

Para contributos para a série “A Nossa Unidade” da revista Theosophy Forward clique aqui:


Sem comentários:

Enviar um comentário