Follow @luaem_escorpiao

sábado, 8 de junho de 2013

Râja e Hatha Ioga (4ª parte)


Segue-se a 4ª parte do texto de Barend Voorham, intitulado no original "Râja and Hatha Ioga"

Praticantes de Hatha Ioga

O Hatha Ioga não é apenas um tipo de exercício físico para manter o corpo são e em forma. A tradução literal da palavra sânscrita hatha mostra-nos que Hatha Ioga é muito mais que isso. Hatha deriva da palavra sânscrita hath, que significa supressão. Isto implica “violência” ou “força”. Portanto ao praticar este sistema de ioga, o objetivo é atingir a união pela força.

A maioria das pessoas que pratica Hatha Yoga nos dias de hoje está à procura de paz mental e alguma tranquilidade nas suas vidas frenéticas. Elas sofrem de stress diário e estão à procura de um bom remédio. Encorajadas pela indústria New Age, pensam que o Hatha Ioga irá ajudá-las a melhorar a sua condição mental, emocional e física e assim a desenvolver a espiritualidade e um sentido mais forte de equilíbrio nas suas vidas. São portanto em geral pessoas com uma atitude positiva.

Técnicas de Hatha Ioga

O Hatha Ioga é um sistema que exerce uma determinada influência nas energias física e psíquica através de certas posturas (Âsanas) e exercícios respiratórios (Prânâyâma).

Existe muita literatura descrevendo o impacto das posturas na consciência. A questão contudo, é se o Ego Físico (corpo físico), considerando a sua posição no cômputo da natureza composta do homem, pode influenciar de algum modo o Ego Humano Superior ou o Ego Espiritual. Claro que existe através da ressonância uma troca de energias de “baixo a cima”, mas em ordem a induzir as energias daqueles egos superiores a fluírem para o corpo físico, é necessário mais do que apenas certas posturas físicas.

O corpo físico é um instrumento que envia sinais para os egos superiores. Quanto mais um ego é desenvolvido, menos esses sinais são capazes de perturbar o equilíbrio. Uma certa dor física pode por exemplo irritar o Ego Pessoal, mas os Egos espiritual e Humano Superior não são afetados por isso, embora por ressonância eles reconheçam o sinal.

As posturas podem mudar as energias no corpo, que podem atingir os egos superiores nalguma medida, mas para uma efetiva influência dos egos superiores no Ego Pessoal, mais é necessário. Como iremos ver mais adiante, o motivo para exercitar estes Âsanas desempenha um papel importante.

O verdadeiro significado de Âsana – sentar-se calmamente – é eliminar tanto quanto possível quaisquer influências perturbadoras que o corpo físico possa ter no Ego Pessoal, de forma a que o Ego Pessoal se possa concentrar completamente nos egos superiores. Encontrar um sítio calmo onde se possa relaxar o corpo é habitualmente suficiente; uma postura específica não é importante.

Exercícios de controlo da respiração têm um efeito muito mais poderoso que posturas corporais. O Hatha-iogue pretende, para além de paz mental, desenvolvimento espiritual. O sistema de Hatha Ioga que ele pratica porém, estimula predominantemente os atributos físicos inferiores. Estes atributos estão localizados ao nível do Ego Animal e da mente inferior. O Ego Animal vive no mundo astral, um mundo invisível para os nossos sentidos físicos, mas que não é certamente um mundo espiritual. Ao praticar exercícios respiratórios como o Kumbhaka e o Rechaka, algumas partes psíquicas, pertencentes ao campo do Ego Animal, são paralisadas. Alguns dos processos vitais no corpo são temporariamente paralisados, bloqueando o fluxo de certas energias prânicas do Ego Animal para o corpo físico e vice-versa.

A motivação para o Hatha Ioga

A maior parte das pessoas não se apercebe que o motivo para a prática de qualquer sistema de ioga, determina os resultados que serão atingidos. Isto também se aplica obviamente ao Hatha Ioga. Ao praticar este sistema de ioga fazemos com que a nossa consciência fique mais sensível a todo o tipo de influências. Sem um motivo impessoal e altruísta, nós ficamos particularmente mais sensíveis a todo o tipo de influências astrais ativas no plano do Ego Animal. Alguém que pratica Hatha Ioga com uma motivação pessoal pode atrair todo o género de forças perigosas. Se ele soubesse mais sobre este assunto, pensaria duas vezes antes de praticar Hatha Ioga.

Quando o objetivo de praticar Hatha Ioga é manter o corpo em forma e saudável, podem existir diferentes motivações em questão. É o objetivo um corpo são de forma a ter uma vida fácil e confortável, ou quer-se um corpo são de modo a cumprir melhor os deveres na vida para benefício de toda a humanidade? A última hipótese produz um resultado diferente da primeira.

Praticar Hatha Ioga para o cultivo de capacidades psíquicas inclui sempre uma motivação pessoal e egoísta. Especialmente em (aparentes) assuntos espirituais, um motivo egoísta funciona contraprodutivamente, porque uma característica egoísta atrai influências no mundo astral com características similares, o que pode eventualmente conduzir a resultados desastrosos.

Termina na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário