Follow @luaem_escorpiao

sábado, 22 de setembro de 2012

Nicholas Goodrick-Clarke


Nos primeiros dias de Setembro tomei conhecimento do falecimento de Nicholas Goodrick-Clarke.

Goodrick-Clarke era professor de Esoterismo Ocidental e Director do Centro de Estudos de Esoterismo (EXESESO) que estava integrado na Escola de Humanidades e Ciências Sociais da Universidade de Exeter no Reino Unido. Foi também um dos fundadores da Sociedade Europeia para o estudo do Esoterismo Ocidental.

Nicholas Goodrick-Clarke (foto tirada do site Blavatsky Trust)


O objectivo do EXESESO é incentivar a investigação avançada sobre aspectos comparativos e históricos das tradições esotéricas desde o período Helenístico  (323 A.C a 146 A.C.), passando pelo Renascimento até ao período moderno e aos dias de hoje.

Apoiados por professores reconhecidos os alunos dos cursos tinham três objectivos principais:

-Documentar e analisar novos temas na história do esoterismo (pessoas, grupos e movimentos);
-Perceber as alterações no campo social, religioso e filosófico que conduzem ao esoterismo e avaliar a sua influência na cultura, politica e sociedade;
-Entender as características fundamentais que definem a espiritualidade esotérica, que muitas vezes se manifesta como uma experiência religiosa, ao mesmo tempo que oferece uma perspectiva sobre a alma individual no contexto da Natureza e do Universo.

Além da sua carreira académica, Nicholas Goodrick-Clarke foi também o autor de diversos livros, salientando-se:

The Occult Roots of Nazism: Secret Aryan Cults and Their Influence on Nazi Ideology



Nesta obra, o autor destrói alguns dos mitos relacionados com o impacto de alguns aspectos do ocultismo nas raízes do nazismo e delimita essa influência. Será talvez a obra mais conhecida de Goodrick-Clarke, estando traduzida para várias línguas.

Existe uma versão em Portugal editada pela Terramar em 2002 com o título “Raízes ocultistas do nazismo: cultos secretos arianos e sua influência na ideologia nazi”.


Hitler's Priestess: Savitri Devi, the Hindu-Aryan Myth and Neo-Nazism




Esta obra tem como objecto a vida de Savitri Devi, uma ideóloga da extrema-direita que viveu algum tempo na Índia e se converteu ao hinduísmo.

Helena Blavatsky


Parte da coleção Mestres do Esoterismo Ocidental, neste livro encontramos um resumo da vida de HPB, sem grandes detalhes nem polémicas, mas com o delinear das principais ideias apresentadas por Blavatsky, normalmente recorrendo a citações. Sendo um livro honesto, as biografias de Sylvia Cranston e de Overton Fuller são para um teosofista, bastante mais úteis. Não deixa de ser contudo uma óptima introdução.

Ainda no âmbito desta colecção, Goodrick-Clarke também está ligado à edição de livros sobre Paracelso e Emanuel Swedenborg. Todos estes livros estão traduzidos para português por editoras brasileiras.

The Western Esoteric Traditions: A Historical Introduction



Um bom livro sobre uma visão histórica das tradições esotéricas do Ocidente, e que sem dúvida servia de óptimo material de apoio aos alunos dos cursos criados por Goodrich-Clarke.

G. R. S. Mead and the Gnostic Quest



Também parte da colecção Mestres do Esoterismo Ocidental, este é um livro sobre o papel de Mead nesta área da Tradição Esotérica. Ele foi o secretário particular de Blavatsky nos últimos anos da vida da Velha Senhora e dedicou-se especialmente à investigação do papel do gnosticismo. Mead foi também o autor de um conhecido livro sobre Apolónio de Tiana.


Black Sun: Aryan Cults, Esoteric Nazism, and the Politics of Identity





Publicado em 2004 no Brasil pela Editora Madras com o título “Sol Negro: cultos arianos, nazismo esotérico e políticas de identidade”, aborda uma das áreas de especialização de Goodrick-Clarke e que é o da ligação do ocultismo com movimentos de extrema-direita.

Teosofista, Nicholas Goodrick-Clarke faleceu no passado dia 29 de Agosto, vítima de doença prolongada e a ele se pode atribuir o regresso do estudo sobre o mundo esotérico ao meio académico.

O site Blavatsky Trust presta-lhe aqui o devido  tributo, falando da colaboração entre Geoffrey Farthing  e Goodrick-Clarke e do apoio financeiro dado pela Blavatsky Trust para o regresso do esoterismo à Universidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário