Follow @luaem_escorpiao

sábado, 2 de maio de 2015

Homens de outros planetas (1ª parte)


É com grande satisfação que introduzo este tema no “Lua em Escorpião”. Com efeito, um dos meus primeiros interesses – bem anterior ao meu encontro com a Teosofia que data de abril de 2003 – foi o fenómeno OVNI e de uma das explicações para o mesmo, a de que esses veículos não identificados eram tripulados por entidades externas à Terra. 

Um dos livros que espoletou as minhas pesquisas neste tema foi escrito pelo insigne e entretanto falecido Prof. John E. Mack, fundador do departamento de Psiquiatria do Cambridge Hospital, que estava ligado à Harvard Medical School. 


John E. Mack (1929-2004)
foto: www.philipcoppens.com

Usando a hipnose com os seus pacientes descobriu que alguns deles tinham (alegadamente) sido raptados por seres extraterrestres. O trabalho do prof. Mack não foi bem aceite pelos seus pares, que o acusavam de por em perigo a reputação da instituição, tendo sido nomeado um comité que investigou o seu trabalho. Um processo penoso, ao qual Mack sobreviveu. O John E. Mack Institute mantém viva a memória do trabalho do prof. Mack (existe uma lista de artigos em português) e decorre um levantamento de fundos para fazer um filme sobre a vida dele (aqui está uma biografia em português, logo abaixo da versão em inglês). Independentemente, de ter presentemente algumas dúvidas sobre as conclusões do prof. Mack, não há dúvidas que foi um homem de grande coragem.





 Futuramente, o Lua em Escorpião irá publicar um texto em exclusivo sobre o prof. Mack com base em artigos relativamente recentes publicados em títulos conhecidos da imprensa norte-americana.

Há muitos casos de proximidade entre a Teosofia e a busca da verdade sobre o fenómeno OVNI. Por exemplo na Suécia, os grupos de investigação dos OVNI e publicações relacionadas foram iniciados por teosofistas da Sociedade de Adyar, como conta aqui, Hakan Blomqvist.

Esse interesse de teosofistas nos OVNI e nos ET pode ser exemplificado no vídeo abaixo onde uma longa conferência sobre o tema é dada por um especialista holandês de nome Gerard Aartsen. Como se pode ouvir na introdução há a referência que Aartsen já abordou o assunto em vários grupos teosóficos da Grã- Bretanha. Já ouvi esta palestra há uns anos e pude-me atualizar sobre uma série de questões, pois depois de ter descoberto a Teosofia, o meu interesse sobre estes assuntos reduziu-se bastante. Naturalmente franzo o sobrolho a muitas das alegações de Aartsen.




Presentemente sigo com atenção o percurso de Leslie Kean, uma jornalista freelancer norte-americana, que aborda apenas o lado dos OVNI sem fazer a ligação com a questão “extraterrestre”. O seu livro “UFOs - Generals, Pilots, and Government Officials Go on the Record” [OVNI – Generais, Pilotos e funcionários do Governo dão o seu testemunho] é exemplar na forma como aborda o assunto, além do contar com um prefácio de John Podesta, antigo chefe da casa civil do presidente Bill Clinton.

Leslie Kean e a capa do seu livro
Foto www.ufo.com.br

O trabalho dos ufólogos brasileiros é reconhecida mundialmente e a comprovar o facto está a reunião mantida com o Ministério da Defesa do seu país em 2013, e que não foi feita às escondidas.

Podíamos ainda acrescentar o Projeto COMETA na França, como outro exemplo da atenção que merece o fenómeno. Daí que textos como este sejam perfeitamente dispensáveis. Trocada a palavra OVNI por Teosofia e aplicado o mesmo tom sarcástico e desdenhoso encontraremos textos semelhantes atacando a filosofia perene.

Como dizia o sábio indiano Narada “Deve-se aprender para conhecer, conhecer para compreender, compreender para julgar”, senão o mais certo é sair asneira.

O melhor texto que conheço que relaciona os dois temas é este, que um dia o Lua em Escorpião conta traduzir. Estava previsto que isso acontecesse no próximo verão, mas já existe material para essa altura, pelo que ficará para 2016.

Depois desta longa introdução, há que passar ao artigo de Matthew Webb, editor do site blavatskytheosophy.co.uk, do qual já vários artigos foram traduzidos, todos eles a gerarem enorme interesse. Matthew Webb é associado da Loja Unida de Teosofistas (LUT). O texto aborda o tema da existência de vida fora da Terra, fundamentalmente com base em “A Doutrina Secreta”, de H.P. Blavatsky. As imagens que intercalam o texto são da minha responsabilidade.

Pergunta-se o que a Teosofia e o seu maior expoente moderno, H.P. Blavatsky, têm a dizer sobre a existência de “alienígenas” ou de vida extraterrestre.

H.P. Blavatsky (1831-1891)

Na terceira secção de maior dimensão do volume II de “A Doutrina Secreta” intitulada “Ciência e a Doutrina Secreta comparadas”[NT: na edição atualmente disponível em língua portuguesa corresponde ao conteúdo constante no volume IV, a partir da p.215], HPB  faz um conjunto de referências a este assunto, começando por dizer (nas p. 698-699) [NT:p.268-270 em português] que “Acerca da Raça-raiz Ariana e das suas raízes está a Ciência tão mal informada quanto sobre os homens de outros planetas. Com exceção de Flammarion e de alguns poucos astrónomos místicos, a maior parte nega a habitabilidade dos outros planetas. Entretanto, os sábios das primeiras raças do tronco ariano eram tão grandes Astrónomos-Adeptos que pareciam saber muito mais das raças de Marte e de Vénus que os nossos modernos antropólogos sobre as raças dos primeiros estados da Terra.”


Marte
Foto:hypescience.com

O que se entende por Raça-raiz Ariana está explicado nos artigos “Atlântida e Lemúria” e “Evolução Humana em A Doutrina Secreta”. A própria HPB, embora usando este termo por conveniência e para a compreensão consistente dos seus leitores e estudantes, admitiu que aplicar o termo “Ariano” em massa para a totalidade da nossa Quinta Raça é de certo modo impreciso, pois Aryavarta (o nome antigo da Índia) era o lar da primeira sub-raça da Quinta Raça-raiz, mas não da quinta e última sub-raça, que é a Europeia, que atualmente prevalece na Europa, EUA, Australásia e etc…

Mas o que é declarado especificadamente por HPB, pelo Mestre Koot Hoomi e pelo Mestre Morya – que, em declarações próprias e assinadas, afirmaram que escreveram e produziram “A Doutrina Secreta” juntamente com ela (ver Quem escreveu a Doutrina Secreta?) é de que existem efetivamente “homens de outros planetas”…mesmo de “raças de Marte e de Vénus”, cuja existência e detalhes eram conhecidos de alguns dos primeiros astrónomos iniciados da Índia e do Oriente.




Num capítulo intitulado “Da cadeia de planetas e da sua pluralidade” encontramos o seguinte:
“Conheciam os antigos outros mundos além do nosso? Quais são os dados em que se apoiam os Ocultistas par a afirmar que cada Globo é uma Cadeia Setenária de Mundos – dos quais só um é visível – e que tais mundos foram, são e serão “habitados por homens”, como também o são todas as estrelas e planetas visíveis? Que pretendem eles dizer quando se referem a uma “influência moral e física” exercida sobre o nosso Globo pelos Mundos Siderais?

Estas são as questões que frequentemente nos são propostas e que devemos examinar em todos os seus aspetos.

À primeira das duas questões damos a seguinte resposta: Nós acreditamos, porque a primeira lei da Natureza é a uniformidade na diversidade, e a segunda a analogia. “ Em cima como em baixo”. Já se foram, e para sempre, os tempos em que os nossos piedosos antepassados acreditavam que a Terra ocupava o centro do Universo, e em que a Igreja e os seus arrogantes servidores podiam insistir em considerar blasfémia a suposição de que outros planetas estivessem habitados.” [NT: DS, vol. IV, p.270]

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário