Follow @luaem_escorpiao

sábado, 19 de julho de 2014

A Teosofia e as Sociedades Teosóficas (1ª parte)

Tal como já aconteceu no verão anterior com a divulgação de forma faseada, durante cerca de dois meses e meio, de um artigo de David Pratt sobre o Conde de St. Germain, o Lua em Escorpião irá publicar durante as próximas dez semanas um extenso texto da autoria do professor James A. Santucci intitulado “A Teosofia e as Sociedades Teosóficas”. Tendo em conta a temática normalmente abordada no blogue, com um grande enfoque na Teosofia, talvez fizesse sentido que este texto fosse publicado há muito mais tempo. Assim não aconteceu, mas julgamos que a espera compensou.


Prof. James Santucci

Santucci é um académico e portanto o texto é genericamente muito claro, direto,  descrevendo as (muitas) controvérsias e fricções no movimento teosófico de modo imparcial, optando por um registo descritivo. É também por esta razão um documento importante e precioso, pois muitos teosofistas que abordam esse tipo de assuntos têm o mau hábito de apresentar os factos que encaixam nos seus “pré-conceitos”.


Antes de entrarmos na tradução propriamente dita, dois agradecimentos, o primeiro dos quais ao Ivan Silvestre, que se disponibilizou para fazer a revisão da tradução. Jan Nicolaas Kind, editor do site Theosophy Forward, onde está alojada a última versão do artigo – exatamente a que foi usada para fazer a tradução para português – autorizou essa tradução (em consonância com o prof. Santucci com que também contactámos), bem como a utilização das fotos que acompanham o artigo que Kind disponibiliza em versão e-book no Theosophy Forward. É para ele que vai o nosso segundo agradecimento.





A TEOSOFIA E AS SOCIEDADES TEOSÓFICAS

Dr. James A. Santucci


O Dr. James A. Santucci é um Professor de Religião Comparada na California State University, Fullerton. Fez o seu doutoramento na Australian National University (Canberra, Austrália) em Civilização Asiática, com ênfase nos Vedas. É o editor da revista Theosophical History e de Theosophical History Occasional Papers e o autor de La società teosofica e An Outline of Vedic Literature.

Versões ou excertos deste artigo foram publicadas em: Syzygy 6.1-2 (Winter-Fall 1997): 221-45; em The Encyclopedia of Cults, Sects, and New Religions, ed. James R. Lewis (Amherst, NY: Prometheus Books, 1998): 388–9 (2nd ed.: 573), 476 (2nd ed.: 722-3), 480-3 (2nd ed.: 727-30), 483-7 (2nd ed.: 730–4), 503-5 (2nd ed.: 760-2), e 527-8 (2nd ed.: 802-3); e em Odd Gods, ed. James R. Lewis (Amherst, NY: Prometheus Books, 2001), 270-89. Esta versão foi atualizada em 2013 graças aos esforços de Janet Kerschner (Arquivista da Sociedade Teosófica na América, Wheaton, Illinois), S. Ramu (Diretor Geral, Theosophical Publishing House, Adyar), Kenneth Small (Point Loma Publications) e Jan Nicolaas Kind (Theosophy Forward). [Foi ainda editado para publicação na Internet por John Algeo.]

Notas da reunião de 8 de setembro
 de 1875 em Nova Iorque onde se
propôs a constituição da
Sociedade Teosófica



Teosofia

O movimento teosófico moderno está hoje representado nos Estados Unidos, principalmente através de seis organizações: a Sociedade Teosófica, sedeada internacionalmente em Adyar, Chennai, Índia; a Sociedade Teosófica sedeada em Pasadena, Califórnia; a Loja Unida de Teosofistas, constituída em Los Angeles, Califórnia; o Templo do Povo, com sede em Halcyon, perto de Pismo Beach, Califórnia, a Word Foundation de Dallas, Texas e a Publicações Point Loma em San Diego, Califórnia. Destes grupos, a Sociedade de Adyar é considerada pela maioria (embora não por todos) dos teosofistas como a organização matriz. Todos afirmam disseminar Teosofia, um termo popularizado e definido por Helena Petrovna Blavatsky (1831-91), como a sabedoria das eras, incorporando “conhecimento esotérico superior” – portanto, uma “Doutrina Secreta” – parcialmente recuperável de forma imperfeita e incompleta naquelas partes das escrituras das grandes religiões mundiais que expressam ensinamentos místicos e naquelas filosofias que evidenciam uma inclinação monista ou panteísta.


Helena Petrovna Blavatsky



História inicial


A Sociedade Teosófica foi fundada em Nova Iorque em 1875 tendo Henry Steel Olcott (1832-1907) como seu primeiro presidente, H.P. Blavatsky como sua primeira secretária correspondente, George Henry Felt e Seth Pancoast como vice-presidentes e William Quan Judge (1851-96) como conselheiro para a Sociedade. Inicialmente proposta a 7 de setembro pelo Cel. Olcot, a sociedade – intitulada “A Sociedade Teosófica” a 13 de setembro – iniciou a sua atividade a 17 de novembro com o discurso presidencial de Olcott.

Menos de três anos depois, em maio de 1878, a Sociedade Teosófica ligou-se a uma organização reformista hindu conhecida como Arya Samaj, liderada pelo Swami Dayananda Sarasvati (1824-83), cuja promoção dos Vedas – as antigas escrituras das tribos Arianas do Norte da Índia compostas entre 1600 e 500 A.C – como fonte da Verdade funcionou como alicerce da sua tentativa de fazer regressar o Hinduísmo a uma forma mais pura, livre de práticas e ensinamentos corrompidos que surgiram posteriormente, tais como a poligamia, casamento com menores, castas, sutee [NT: antigo costume, hoje proibido que obrigava a viúva a se sacrificar viva na fogueira do seu marido morto] e politeísmo. Devido às diferenças que surgiram depois de alguns meses de ligação – uma das quais era a adoção por parte do Swami de um deus pessoal supremo, uma proposição que não era aceitável por parte de muitos dos membros da Sociedade Teosófica – foi decidido modificar a associação distinguindo 3 organismos: (1) a Sociedade Teosófica, (2) a Sociedade Teosófica de Arya Samaj de Aryavarta, uma “sociedade de ligação” e (3) a Arya Samaj. Existiam diplomas separados para cada uma, com os membros de (2) a pertencerem simultaneamente a (1) e (3). Em 1882, todas as ligações foram quebradas devido aos ataques dirigidos aos teosofistas pelo Swami Dayananda em resposta aos seus líderes, Olcott e Blavatsky, se terem associado a Budistas e Parses e ao facto de se terem convertido formalmente ao Budismo no Ceilão (Sri Lanka) ao receberem o pansil (pancasila), “os Cinco Preceitos” em maio de 1880. Por esta altura, a sede da Sociedade Teosófica foi mudada por H.S. Olcott e H.P. Blavatsky primeiro para Bombaim, no início de 1879, e depois para Adyar, Madras (agora Chennai) em dezembro de 1882.


Henry Steel Olcott
Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário