Follow @luaem_escorpiao

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Pesquisando sobre Teosofia (3ª parte)


Esta semana terminamos a lista de sítios da internet a que se sugere uma visita para quem pesquisa assuntos relacionados com a Teosofia.


Site da ST da Austrália (ramo de Adyar), onde uma das secções tem links para um universo bastante alargado de livros e artigos online. Muito deste material está disponível noutras páginas já referidas anteriormente. Nota ainda para o indexador de periódicos teosóficos.


Excelente site do Chris Bartzokas, antigo médico, que abandonou a atividade para se dedicar em exclusivo ao ensino e propagação da Teosofia, seguindo H.P. Blavatsky e W.Q. Judge. Muitas compilações e artigos.

 

Site esloveno sobre Teosofia, com muito material em inglês. Alguns livros só estão disponíveis online aqui. Também tem uma secção com biografias.


Site de tendências mais académicas, gerido por Govert Schuller. Tem alguns artigos de interesse, embora Schuller tenha uma postura algo cética face aos Mahatmas e a HPB.

Govert Schuller


Site com material de Walter Carrithers Jr. (que por vezes usava o pseudónimo de Adlai E. Waterman), um defensor inabalável e feroz de HPB durante o séc.XX.

Carrithers quando jovem


Além de vária literatura grátis tem disponível a revista “Fohat”, que foi importante na promoção da discussão sobre o caso Judge nos últimos anos. A “Irish Theosophist” que existiu no fim do século XIX e que desempenhou um papel importante no caso Judge, também pode ser consultada neste site. O Theosophy Canada aloja ainda um excelente slideshow com muitas fotos, algumas delas raras, de HPB e da sua família,  acompanhadas de um conjunto de notas bastante informativo. Há ainda uma série de videos excelentes de Adam Warcup sobre os ciclos evolutivos, que foram gravados na Escola Europeia de Teosofia de 1986, que se realizou no Tekels Park, em Inglaterra   (*)


Material sobre o gnosticismo, incluindo os livros de GRS Mead, secretário particular de HPB na fase final da sua vida. Embora GRS Mead tenha colaborado com Besant na adulteração d’ “A Doutrina Secreta” é reconhecido por ter feito um trabalho importante no campo do gnosticismo.

George Robert Stowe Meade


Tem uma compilação de artigos da revista Theosophy (da LUT) bastante interessante.


De origem russa, esta biblioteca online também tem alguns livros que não existem noutro lado.


Uma espécie de wikipedia da Teosofia, mas ainda muito incompleta.


Idem.


Excelente site, a que está associado o Theosophy Nexus. Graficamente belíssimo, o material é de alta qualidade.



Outro excelente site, bastante recente.  Muitos recursos disponíveis e uma postura não sectária, são duas das suas características.


Presentemente com sede em Haia, na Holanda, este será, por assim dizer, o sítio oficial da chamada tradição de “Point Loma”, que resultou de uma divisão da ST Pasadena em meados do século passado.  Parece estar bastante ativa, como demonstra a sua responsabilidade na distribuição dos “Comentários da Doutrina Secreta” que andaram desaparecidos durante décadas tendo sido editados há 3 anos, pela Fundação ISIS, que está ligada à Blavatsky House. Além disso têm organizado bastantes palestras e seminários.



Mais artigos e livros, deste ramo da ST Pasadena.


Site da Katinka Hesselink, uma teosofista holandesa, onde estão alojados os Collected Writings de H.P. Blavatsky e muitíssimo mais informação.

Katinka Hesselink



O principal foco de interesse deste site é a sua revista, disponível gratuitamente onde poderão ser encontrados alguns artigos importantes e uma abordagem não sectária, disponibilizando também o site outra literatura gratuita. Segundo definição do editor do mesmo, Jan Kind, a Theosophy Forward pretende ser um ponto de encontro de teosofistas de diferentes tendências, e que dá primazia à unidade espiritual  em detrimento de aspetos legais, burocráticos  ou de disciplina, que por vezes limitam as organizações teosóficas. (*)




Site da LUT da Índia que tem como principal ponto de atração a disponibilização de várias palestras em formato áudio e ainda a revista “The Theosophical Movement”, provavelmente a melhor no universo teosófico.

http://secretdoctrine.wordpress.com/

Blog com bastante informação e que está também ligado a outro blog que tem artigos introdutórios à teosofia. É possível fazer perguntas sobre a literatura que ele classifica como sendo da teosofia "genuína" (ou seja Blavatsky, Judge e Mahatmas) para este e-mail. Desde o início de 2013, que o autor decidiu se juntar à Loja Unida de Teosofistas (LUT). Aqui ele explica porquê. (*)

Livrarias em Lisboa

Encontrar livros sobre Teosofia é cada vez mais difícil. A FNAC, onde, há cerca de 7 anos, cheguei a comprar alguns dos volumes de “Ísis sem Véu”, tem na secção do esoterismo uma oferta cada vez mais pobre, tal como a Bertrand. As referências continuam a ser a Livraria Síntese, na Rua Pascoal de Melo, 4-1º em Lisboa (sede do CLUC) e a Livraria Espiral, na Praça da Ilha do Faial 13C/14A e B. Existem também alguns alfarrabistas na Baixa lisboeta, nas Escadinhas do Duque, perto da estação do Rossio, que poderão ter livros sobre Teosofia.  Haverá com certeza outras opções, mas ficam aqui estas sugestões para quem se deslocar a Lisboa (ou lá viver).

Aspeto interior da livraria Espiral

(*) alterações incorporadas a 19 de março de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário