Follow @luaem_escorpiao

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pesquisando sobre Teosofia (1ª parte)

Na sequência de uma conversa no Facebook com um teosofista português decidi fazer uma listagem dos sítios e blogs que visito com mais regularidade quando estou pesquisando algum assunto relacionado com Teosofia. Achei que seria útil partilhar essa lista no Lua em Escorpião (este será o primeiro de três posts) e decidi acrescentar também referência a algumas livrarias que conheço. A escolha dos sites segue um critério pessoal e a ordem expressa não implica qualquer preferência.

Sites sobre Teosofia

Em português


Página oficial do Centro Lusitano de Unificação Cultural (CLUC). Além de um breve resumo dos livros que já foram editados pelo Centro, pode ser encontrada nesta página as atividades que desenvolve com frequência. É possível aceder à lista de livros à venda na Livraria Síntese, se bem que não seja garantido que tudo o que conste na lista esteja disponível. Existe um link também para a revista Biosofia, que já é editada pelo CLUC desde 1999. Alguns artigos foram depois desenvolvidos e transformados em livros. Há muitos textos interessantes publicados na Biosofia a que se pode ter acesso pelo link acima.

Livraria Síntese


Página-mãe de um conjunto de sítios em português que propaga a Teosofia dita original (a comunicada por Helena P. Blavatsky e os Mestres). Será porventura o sítio com mais informação disponível em português. Está ligada à Loja Unida dos Teosofistas (LUT). É possível acompanhar a nova tradução d’ “A Doutrina Secreta” aqui. Existe também uma versão em inglês e uma ligação próxima com dois grupos de discussão do Yahoo: o SerAtento e o E-Theosophy. O principal dinamizador é Carlos Cardoso Aveline, cuja foto está disponível aqui.




Um site que já existe há algum tempo, aparentemente inativo mas com alguma informação. Os informativos de HPB são interessantes, do ponto de vista histórico, existindo também alguns artigos traduzidos para português dos Collected Writings

http://www.levir.com.br/

Site com vários textos disponíveis, embora grande parte deles seja da linha neo-teosófica. Tem uma secção com biografias e ainda listas de livros que podem ser encomendados.



A Nova Acrópole é uma organização cultural internacional nascida há mais de 50 anos na Argentina, pelas mãos de Jorge Livraga Rizzi e que está presente em Portugal. Embora não integre nenhuma das Sociedades Teosóficas, tem muitos pontos em comum e no seu site, na secção “artigos online”, disponibiliza alguns textos bastante interessantes de forma gratuita.  


Em castelhano


Fundado pelo mexicano J. Ramón Sordo, que também se rebelou contra a linha Besant/Leadbeater, tem muito material em castelhano, todo ele muito interessante. Chama-se especial atenção para a parte das biografias de alguns teosofistas contemporâneos de Helena Blavatsky.

Em inglês


Criado pelo falecido Reed Carson, é agora gerido por Estela Carson. Disponibiliza cursos online sobre Teosofia e ainda uma série de textos e ligações para outros sites. Reed Carson esteve ligado à LUT.


Site da ST Pasadena, onde é possível encontrar imensos livros disponíveis online. Tem também um curso de sânscrito. A ST Pasadena tem origem na cisão de WQ Judge com a ST matriz e diferencia-se por respeitar a Teosofia original. Teve vários presidentes com contributos interessantes, com destaque para Gottfried de Purucker. Um dos livros mais úteis é a versão aumentada (e corrigida) do Glossário Teosófico.

Gottfried de Purucker


Este é sem dúvida um ponto de paragem obrigatório. David Pratt é uma referência no universo teosófico contemporâneo, sendo muitas vezes citado. Os seus textos resultam de investigações demoradas em que interliga a Teosofia com a ciência, com fenómenos do campo (catalogado por alguns como) paranormal e com outros acontecimentos do mundo em que vivemos. O número de textos é já grande e muitos deles são extensos. David Pratt é da linha de ST Pasadena. Ressalve-se que Pratt tem uma posição controversa no que respeita ao aquecimento global, mas neste capítulo, tal como em todos os outros, não se devem fazer profissões de fé, mas atender aos argumentos apresentados.

Aspeto da página de entrada do Exploring Theosophy



Livros disponíveis gratuitamente, a maior parte deles muito antigos. Veja-se aqui o link para a autora Helena Blavatsky.


Outro site com textos disponíveis gratuitamente.

Continua na próxima semana...

Sem comentários:

Enviar um comentário