Follow @luaem_escorpiao

domingo, 11 de novembro de 2012

Um ano de Lua em Escorpião


Faz hoje exatamente um ano que nasceu o blog Lua em Escorpião, na curiosa data de 11 de novembro de 2011.


Durante cerca de dois meses pouco se deu por ele. Era apenas um tubo de ensaio onde com a ajuda da escrita se procurava sedimentar conhecimentos e desenvolver método de pesquisa. Os autores pouco se preocupavam com a divulgação. Mas depois há sempre aquela vontade em partilhar, e sendo os conteúdos em português sobre Teosofia (salvo os sites ligados ao Filosofia Esotérica e a página do Centro Lusitano de Unificação Cultural) e Astrologia (que não a moderna) não muito abundantes, fez-se um pequeno esforço para se dar a conhecer o Lua em Escorpião. Além da criação de uma página no Facebook, os textos são também carregados no Scribd, o que provocou um aumento muito significativo no número de leituras dos posts.

Mas isso continua a não ser o fundamental. A estratégia do Lua em Escorpião é simplesmente coligir um conjunto de ideias ou perspetivas de fontes que considera muito válidas, dando a possibilidade aos leitores de investigar por sua própria conta para que estes possam tirar as suas próprias conclusões. Neste sentido a melhor notícia do ano foi a possibilidade de traduzir os conteúdos do Theosophy Watch (de quem o Lua em Escorpião passou a seguir um modelo de texto muito próximo, intercalando os textos com imagens e vídeos) e do Exploring Theosophy. Estes dois sites são talvez aqueles que melhor conseguem continuar o trabalho de Helena Blavatsky, relacionando a  Teosofia com o mundo que nos rodeia, principalmente com os avanços da ciência (algo que já dizia um dos Mahatmas a Sinnett era fundamental) . Trazer estes conteúdos para o português é por isso na minha opinião bastante útil.

O Lua em Escorpião advoga também uma visão aberta e sem dogmatismos dos temas que aborda, revendo-se no tipo de discussão que acontece na comunidade Theosophy Nexus.

Ficam aqui os links diretos para os sete textos mais lidos neste primeiro ano:



Uma última nota para referir que a partir de hoje, e como a maior parte dos leitores é do Brasil, o blog passa a adotar o novo acordo ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário