Follow @luaem_escorpiao

sábado, 13 de outubro de 2012

Reencarnação - A explosão populacional e o intervalo entre vidas (1ª parte)


Publicado em 1984, “Reincarnation – A New Horizon in Science, Religion and Society” é um livro que continua a ser fundamental, apesar de conter alguns dados datados (como seja em relação a sondagens à população sobre a crença na reencarnação, embora numa breve pesquisa que fiz as percentagens continuem a ser muito semelhantes) e de existir, por exemplo, mais investigação na área das Experiências de Quase Morte (EQM).



É difícil entender porque nunca foi este livro traduzido para português, quer em Portugal quer no Brasil. A reedição de 1999 feita pela Theosophical University Press (TUP) – ligada à Sociedade Teosófica de Pasadena - refere na contracapa a opinião de várias pessoas que recomendam vivamente o livro escrito por Sylvia Cranston e Carey Williams (o pseudónimo de Caren M. Elin). 

São exemplos Elisabeth Kübler-Ross uma respeitada médica norte-americana que lutou intensamente contra o tabu da morte, tendo publicado vários e excelentes livros sobre o tema (faleceu em 2004) e Brian Weiss, outro médico que reavivou os relatos de vidas passadas sob regressão hipnótica (um método controverso, mas que teve o mérito de trazer para a ribalta o fenómeno da reencarnação). A opinião expressa é de que é um livro único, com imensa informação e rigoroso.

Brian Weiss

Sylvia Cranston é o pseudónimo de Anita Atkins. Nascida a 12 de Dezembro de 1915, ela não chegou a frequentar a universidade, ficando apenas pelo liceu. Tornou-se uma autodidacta. Os pais de Anita frequentavam a Loja Unida dos Teosofistas (LUT) em Nova Iorque e Anita teve os seus primeiros contactos com a literatura teosófica através dos relatos que o seu pai trazia das reuniões na Loja. Tímida e envergonhada, Anita levou tempo até ir presencialmente a uma reunião. A partir desse momento tornou-se numa presença regular na Loja. Nunca casou, dedicando toda a sua vida à Teosofia, dando palestras e escrevendo livros, cujas receitas eram destinadas à causa teosófica e não ao proveito pessoal.

Conhecedora de toda a literatura deixada por Blavatsky (que leu mais do que uma vez) tinha particular interesse pelo tópico da morte e reencarnação, e por isso desde os 16 anos compilou informação sobre o que grandes escritores, filósofos, pensadores, artistas, psicólogos e compositores  disseram sobre o tema. Essa é a origem dos primeiros três livros publicados por Cranston, que têm Joseph Head como co-autor. São eles “Reincarnation: An East-West Anthology” (1961), “Reincarnation in World Thought” (1967) e “Reincarnation: The Phoenix Fire Mystery” (1977). O seu quarto livro é aquele que referi no início do texto e que foi escrito em colaboração com Carey Williams, “Reincarnation: A New Horizon in Science, Religion and Society” (1984).

Anita Atkins (Sylvia Cranston)

O último livro de Sylvia Cranston, está traduzido para português e é a biografia de Helena Blavatsky, “Helena Blavatsky: A Vida e a influência extraordinária da fundadora do movimento teosófico moderno”. Inicialmente publicado em 1993, teve uma edição revista em 1994, tendo aparecido em língua portuguesa em 1997. Cranston sofria da doença de Parkinson já durante a escrita do livro, e viria a falecer a 20 de Junho de 2000. 

Esta pequena biografia de Cranston foi retirada do site Theosophy Forward.

“Reincarnation – A New Horizon in Science, Religion and Society” está estruturado em quatro partes. A primeira poder-se-á considerar como introdutória. Dá um panorama geral e contém uma palestra dada por Cranston na Universidade de Harvard em Outubro de 1979.

A segunda parte intitula-se “Cientistas investigam a reencarnação” e engloba referências ao trabalho de Ian Stevenson (estudo de casos sugestivos de reencarnação), Raymond Moody Jr. (Experiências de quase morte) entre outras. É feita também referência às “cassetes Bloxam” que continham regressões a vidas passadas por meio de hipnose. Resultam do trabalho de Arnell Bloxham, presidente da Sociedade Britânica de Hipnoterapeutas e deram origem a um famoso documentário da BBC em 1976. Cranston colocou no livro a transcrição de um caso de um homem que tinha sido um marinheiro numa fragata britânica durante o século XVIII. É uma parte muito cativante pois os detalhes e as expressões usadas são impressionantes e foram analisadas por especialistas. Contudo no livro, há um claro alerta para o perigo das regressões via hipnose e aos danos psicológicos que podem causar.

Prof. Ian Stevenson


Na terceira parte, Cranston investiga o tema da reencarnação nas principais religiões: Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo e Judaísmo e na quarta e última secção do livro, a autora avalia o potencial impacto na vida humana e na sociedade da generalização da aceitação da reencarnação como um facto. Isso traria impactos positivos com o aumento da preocupação pela destruição da Natureza, na mediação de conflitos, na discriminação sexual, etc…

É dedicado também um capítulo à questão do suicídio, que tem estado na ordem do dia, nos países mais afectados pela crise como Portugal. É certo e sabido que quer as religiões, quer a Teosofia e o espiritismo condenam e desaconselham a prática do suicídio, pois esta não vem resolver absolutamente nada, continuando o suicida em sofrimento moral no plano não físico.

Nas próximas duas semanas teremos aqui a tradução de um dos capítulos do livro intitulado “Reencarnação e a explosão populacional”.

Sem comentários:

Enviar um comentário