Follow @luaem_escorpiao

sábado, 9 de junho de 2012

O “novo” Buda


Ocasionalmente encarnam no mundo seres especiais. Nessa categoria talvez se encaixe Ram Bahadur Bomjon. Nascido numa família pobre no Nepal - um pequeno país encravado nos Himalaias, com mais de 26 milhões de habitantes - Ram ficou conhecido pelo facto de ter entrado em meditação em Maio de 2005, debaixo de uma árvore com um tronco oco.



Meditou continuamente dia e noite, suportando temperaturas bastante baixas, usando apenas um manto. Há quem alegue que as suas vestes chegaram a pegar fogo instantaneamente devido a um fenómeno de combustão espontânea e existe uma filmagem desse evento no YouTube. 

De todo o país e também do estrangeiro milhares foram vê-lo, obrigando à criação de uma barreira e de medidas adicionais de segurança. Ram só saiu do seu estado em Março do ano seguinte, tendo desaparecido durante uma semana. Argumentou que devido ao grande aglomerado de pessoas não conseguia ter o sossego necessário para meditar, por isso dirigiu-se para o interior de uma floresta. Depois deste episódio, Ram apareceu noutro sítios em meditação, como podem ler aqui.

Felizmente, o canal Discovery fez uma reportagem sobre a longa meditação de Ram onde céticos, médicos e budistas são confrontados com a realidade da situação, e mais importante que tudo, prova que é possível ficar tanto tempo num estado de meditação sem morrer (algo que, como verão no vídeo, uma nutricionista diria que é impossível, parecendo-lhe inverossimil que Ram não parasse para comer ou beber). Esta prova foi obtida com a colocação de uma câmara apontada para Ram durante dia e noite por vários dias.





A mãe de Ram diz que enquanto esteve grávida, não podia comer carne, pois quando isso acontecia ficava imediatamente doente. Palden Dorje - o nome budista de Ram dado depois da sua iniciação - sempre rejeitou esse alimento.  Já desde pequeno, o menino Buda se interessava pelos monges e escrituras budistas. 

Muitos alegavam que Ram era a reencarnação do Buda, facto que ele negou dizendo que não o deviam chamar de Buda, pois não tinha a energia do Buda.
Os discursos de Palden Dorje podem ser encontrados aqui. O site já está traduzido para muitas línguas, mas infelizmente o português não é um desses idiomas.

Estive a ler um dos últimos discursos de Palden Dorje e encaixa-se perfeitamente naquilo que poderíamos esperar ouvir de um ser bastante evoluído. 

Palden Dorje tem apenas 22 anos. Provavelmente ainda vamos ouvir falar muito dele no futuro. Felizmente estes tempos modernos trouxeram-nos a internet e portanto mesmo muito longe do Nepal podemos saber o que o menino Buda, que agora já é um homem, tem para nos dizer.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois parece que não, muita controvérsia à volta deste senhor. O caminho espiritual está cheio de perigos e armadilhas.

      Eliminar