Follow @luaem_escorpiao

sábado, 3 de março de 2012

Algumas luzes sobre Astrologia pela mão de Demetra George


A astróloga norte-americana Demetra George é estudiosa da Velha Arte há mais de 35 anos, e especializou-se em mitologia dos arquétipos e técnicas antigas. É também professora do Kepler College (uma Faculdade localizada em Seattle, nos EUA, dedicada à Astrologia) e na Universidade do Oregon.
Em 2008, Demetra publicou o livro “Astrology and the Authentic Self” (A Astrologia e o Eu Autêntico) onde tenta juntar as técnicas da astrologia medieval com algumas técnicas mais recentes, como seja o uso dos asteroides, inserindo também alguns conceitos provenientes da astrologia psicológica. É por isso um livro extremamente interessante. Neste post colocarei dois excertos que são simples, concisos, mas cheios de conteúdo, abrindo o apetite a quem se interessa por esta área. O livro, como a maior parte dos (bons) livros mais recentes de astrologia, não se encontra traduzido para português.

No prólogo, Demetra George diz qual a sua visão da astrologia: “A premissa filosófica que subjaz e influencia todas as técnicas de cariz prático descritas neste livro é a de que vivemos num cosmos consciente que é permeado por uma inteligência criativa e uma ordem intrínseca. Toda a vida tem um propósito dentro de um todo maior. A Astrologia é um meio pelo qual se pode discernir este propósito. O mapa natal é construído para facilitar a vivência desse propósito, que é muitas vezes a resposta mais natural e instintiva de um indivíduo, e que traz um sentido para a vida quotidiana. O mapa natal descreve as condições do karma ou destino com o qual nascemos, mas é a nossa resposta ao nosso destino que molda esse destino. E em circunstâncias excepcionais, a Graça Divina existe.” (p.10)

Na introdução, Demetra George resume a sua metodologia de análise do mapa natal. Diz esta astróloga: “Eu sou de opinião que as posições e os estados do Ascendente e do seu regente, do Sol e da Lua estabelecem  o quadro básico do mapa no qual o sentido básico do propósito de vida pode ser percebido. O todo do sentido da vida está encapsulado nestes quatro factores, conjuntamente com a rede de interrelacionamentos de outros planetas e asteróides ligados a estes pontos. O procedimento é muito simples, pois foca-se na avaliação de apenas quatro factores primários. Contudo, as regras para avaliar estes factores são abrangentes e detalhadas.
Neste modelo, o Sol significa a intenção da alma e o conteúdo do propósito de vida. A Lua representa o corpo que dá vida à alma, os sentidos pelos quais nós percebemos o mundo, e o meio prático pelo qual podemos actualizar o nosso propósito. O Ascendente e o seu regente apontam para aquilo que motiva a alma para a acção e para o tema que orienta a vida.” (p.15)

Penso que estas citações do livro de Demetra George merecem uma reflexão atenta por parte do estudante de Astrologia.  No primeiro excerto, temos uma definição da autora do que é a Velha Arte, e a sua visão resumida da dicotomia destino/livre-arbítrio.  O segundo excerto é um convite a controlar o perigo de dispersão que advém do excesso de informação no mapa, o que às vezes confunde o estudante, quando este se prepara para ler o horóscopo. Partir para uma análise usando de início o Sol, a Lua, o Ascendente e o seu regente é sem dúvida um meio seguro de traçar o quadro geral das características da personalidade do indivíduo.


Sem comentários:

Enviar um comentário