Follow @luaem_escorpiao

sábado, 17 de março de 2012

Per me caeci vident


“Através de mim vêem os cegos”. Assim diz a frase por baixo do ecrã de TV. São breves segundos num vídeo extraordinário, cheio de metáforas e críticas implícitas ao mundo moderno, piscando também o olho às teorias de conspiração. O vídeo é “Eat Raw Meat=Blood Drool” e pertence à banda britânica “The Editors”. Não sei se o elogio deva ser dirigido à banda se ao realizador e argumentista do vídeo, o certo é que o mesmo é um fruto do qual se pode extrair muito sumo.






São evidentes às alusões ao facto de vivermos numa sociedade onde a manipulação é quem mais ordena. São os políticos que funcionam como peões dos barões do sistema económico-financeiro, fingindo que tomam decisões em favor da maior parte da sociedade quando simplesmente executam uma agenda que lhes é imposta (no video representados pelas marionetas que as aranhas manipulam). São as televisões que alimentam o alheamento e estupidificam a sociedade, enaltecendo a importância do aspecto físico. É todo um ser humano que é formatado para ser inserido num sistema que não quer que ele pense. Esta negação da potencialidade do Homem é anti-teosófica e neste sentido este vídeo é um manifesto contra o actual estado de coisas. Muitos podem achar a música “muito moderna“ e até desagradável. Se assim for, baixem o som e vejam só o vídeo.


Mais um parágrafo adicional sobre a questão da TV. Esta pode ser aproveitada como veículo de aprendizagem. Há bons programas, bons documentários e bons filmes. Alguns podem mesmo ajudar a expandir a nossa consciência. Mas normalmente quem sabe usar a TV em seu proveito são aqueles que já não querem andar ao sabor das modas e das tendências e que “tomaram conta da sua vida”, ou seja, que usam o livre-arbítrio de forma consciente e com o propósito de evoluir.


As críticas à TV – que se podem estender também à imprensa escrita – são frequentes nos meios espirituais sérios. Aqui, podem ler um violento texto de Carlos Cardoso Aveline e aqui um audio em inglês do pensador canadiano Manly Palmer Hall que deve ser escutado com atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário