Follow @luaem_escorpiao

sábado, 4 de outubro de 2014

A Teosofia e as Sociedades Teosóficas (10ª e última parte)

Continuamos com a tradução do excelente artigo do professor James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Esta semana é publicada a última das dez partes.



Quer o Templo do Povo - como uma sociedade religiosa – quer a vila de Halcyon estão sob a liderança (designada por Guardião-chefe) de Eleanor L. Shumway, que foi selecionada pela sua predecessora. Além deste cargo, existe um corpo diretivo de sete membros, selecionado cada ano pelo Guardião-chefe. No corpo há um Guarda Interno e tesoureiro, ambos reservados para mulheres, um Guarda Externo e um Escriba, ambos reservados para homens e três delegados gerais, selecionados entre os membros não residentes em Halcyon. A filiação no Templo não é solicitada nem está fechada a qualquer indivíduo; a única responsabilidade do membro é o seu próprio desenvolvimento. De um total de cerca de 250 membros em todo o mundo, cerca de oitenta residem em Halcyon. Uma convenção anual que dura cerca de uma semana começa no primeiro domingo de agosto. Os objetivos do Templo são:

(1) Formular as verdades da religião como um fator fundamental na evolução da raça humana. Isto não significa a formulação de um credo. (2) Estabelecer uma filosofia de vida que esteja de acordo com lei natural e divina. (3) Promover o estudo das ciências e os factos e leis fundamentais sobre os quais as ciências se baseiam, o que nos permitirá estender o nosso conhecimento e crença daquilo que é conhecido até ao desconhecido. (4) Promover o estudo e a prática da arte em linhas fundamentais, mostrando que a arte é na realidade a aplicação de conhecimento ao bem e bem-estar humanos e que o Christos pode comunicar com a humanidade através da arte bem como através de qualquer outra linha fundamental de manifestação. (5) A promoção de um conhecimento da verdadeira ciência social baseada na lei imutável, evidenciando o relacionamento entre um ser humano e outro e entre seres humanos, Deus e a natureza. Quando estes relacionamentos forem entendidos vamos instintivamente formular e seguir a lei da verdadeira fraternidade: a unidade de TODA a vida.


Templo do Povo


A Word Foundation, Inc. foi criada em 1950 “para dar a conhecer ao mundo todos os livros escritos por Harold Waldwin Percival, e para assegurar a perpetuação do seu legado à humanidade”. Os livros de Percival incluem Thinking and Destiny; Adepts, Masters and Mahatmas; Masonry and Its Symbols; Man and Woman and Child; e Democracy Is Self-Government. Percival (1868-1953) nasceu em Bridgetwon, Barbados, Índias Ocidentais Britânicas. Esteve primeiro em Boston e posteriormente em Nova Iorque, com a sua mãe, depois da morte do seu pai. Aí, ele aderiu à Sociedade Teosófica em 1892, acabando por fundar a Sociedade Teosófica Independente, que relevava o estudo do material de H.P. Blavatsky e das “escrituras” orientais e de 1904 a 1917 publicou a revista The Word. Para além disso fundou a Theosophical Publishing Company of New York. Em 1946, a Word Publishing Co., Inc. foi constituída e sob esta égide os livros de Percival foram em primeira instância publicados e distribuídos. A Fundação é dirigida por um conselho de administração que consiste de presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretária. Além de ter publicado os trabalhos de Percival, também lançou em 1986 uma nova série da revista The Word, publicada trimestralmente. A Fundação afirmava em 1994 ter cerca de 1000 membros em todo o mundo. O objetivo da filiação é suportar as atividades editoriais da Fundação e facilitar a existência de grupos de estudos.




Logotipo e publicação da 
Word Foundation


A Publicações Point Loma não é uma sociedade mas uma empresa de publicações independente cujo objetivo é a continuação do legado literário dos membros da Sociedade Teosófica de Point Loma (agora a S.T. Pasadena). Foi fundada em 22 de janeiro de 1971 por antigos membros do gabinete daquela S.T. que se recusaram a aceitar o estatuto esotérico de Conger, o novo líder daquela S.T., em 1945. O antigo presidente do gabinete da S.T., Iverson L. Harris, tornou-se presidente, bem como presidente do Conselho de Administração. Em 1950, membros descontentes começaram a organizar e a ministrar palestras públicas em San Diego, Califórnia. A importância do nome “Point Loma” na história do movimento teosófico levou contudo ao estabelecimento das P.P.L. em San Diego como é evidente no seu objeto social: “publicar e disseminar literatura de cariz filosófico, científico, religioso, histórico e cultural, fiel às tradições e elevada exigência mantida pela Sociedade Teosófica anteriormente com sede internacional em Point Loma, Califórnia, sob a liderança de Katherine Tingley de 1900 a 1929 e de Gottfried de Purucker, de 1929 a 1942; prosseguir e perpetuar os objetivos da S.T. original, fundada na cidade de Nova Iorque por Helena Petrovna Blavatsky, Coronel H.S. Olcott, William Quan Judge e outros, conforme enunciadas por eles a 30 de outubro de 1875.”

A P.P.L. permaneceu sobre a liderança de Harris até à sua morte em 1979. W. Emmett Small tornou-se o novo presidente nesse ano e assim permaneceu até à sua retirada em 1993. Existem ramificações da P.P.L. em Haia, Holanda e Costa Rica. Não existem membros da P.P.L., apenas associados ou “amigos” que apoiam o trabalho da empresa. Como nota paralela, há que referir que outras organizações que se baseiam no trabalho original da S.T. Point Loma despontaram na Europa. Um desses grupos é a Sociedade Teosófica – HPB, que foi fundada por William Hartley depois de James Long ter sido eleito líder (ver acima). Esta Sociedade funciona agora em Haia, o local da sua sede internacional, sob a presidência de Herman C. Vermeulen. Inglaterra e Alemanha também têm pequenos grupos que seguem a tradição de Point Loma.

Point Loma


Publicações e Divulgação Educacional

A primeira revista da Sociedade Teosófica, o Theosophist foi iniciada em Bombaim sob a edição de H.P. Blavatsky com o número de outubro de 1879. O periódico publicado na sede internacional em Adyar, Chennai continua até hoje e é o órgão oficial do presidente internacional da S.T. (Adyar). Também são publicados a Adyar Newsletter e o Adyar Library Bulletin. Quest e Messenger são ambos publicados pela S.T. na América, e são publicados periódicos em cada uma das cinquenta e uma secções nacionais da Sociedade. Além da literatura periódica, a S.T. também leva a cabo um ativo programa editorial através da Theosophical Publishing House em Adyar (Índia) e Wheaton (Illinois), a sede da Sociedade Teosófica na América, e em Quezon, Filipinas. A T.P.H. da S.T. na América também publica Quest Books, que são livros destinados a uma variedade de assuntos que refletem o ponto de vista teosófico na sua perspetiva mais abrangente. Formas complementares de divulgação da S.T. na América existem na forma de gravações de vídeo e áudio, webcasts e webinars.


Capa de uma edição de "The Theosophist"

A Sociedade Teosófica (Pasadena) através do seu braço editorial, a Theosophical University Press, disponibiliza a literatura original e clássicos da Teosofia, incluindo os trabalhos de H.P.Blavatsky, W.Q.Judge, Katherine Tingley, G. de Purucker e outros. Uma extensa biblioteca está disponível online.


Echoes of the Orient, de W.Q. Judge

A Theosophy Company, agente fiduciário da Loja Unida de Teosofistas, publica a revista Theosophy. Para além disso, Vidya é publicada pelos estudantes da Loja de Santa Barbara da L.U.T., Califórnia, e The Theosophical Movement, fundado por B.P. Wadia, é publicado em Bombaim, Índia.

Quer a Sociedade Teosófica (Pasadena) – através da Theosophical University Press - quer a L.U.T. – através da Theosophy Company – publicam os principais trabalhos de Blavatsky (A Doutrina Secreta e Ísis sem Véu) e Judge (O Oceano de Teosofia) bem como uma variedade de outros trabalhos.

O Templo do Povo publica trimestralmente em Halcyon, The Temple Artisan, bem como vários trabalhos da sua organização: Theogenesis, Temple Messages, Teachings of the Temple e From the Mountain Top.

A Word Foundation publica The Word, ressuscitada em 1986, bem como os trabalhos de Harold W. Percival acima mencionados.

A Publicações Point Loma publicou The Eclectic Theosophist, inicialmente como uma revista bimensal, depois trimestral, sob a editoria de W. Emmett Small e Helen Todd (até à morte desta em 1992). A Publicações Point Loma também publica uma variedade de trabalhos que foram originalmente lançados durante os anos de Point Loma da Fraternidade Universal e Sociedade Teosófica bem como um número de trabalhos originais, incluindo The Buddhism of H.P. Blavatsky por H.J. Spierenburg, The Way to the Mysteries por L. Gordon Plummer e Introduction to Sanskrit por Thomas Egenes. A Sociedade Teosófica – Point Loma em Haia, Holanda, publica a revista bimensal Lucifer em inglês e holandês.


No início de 2007, o inventário completo da P.P.L. foi realocado para perto de Dulzura, Califórnia, a leste de San Diego, onde durante os violentos incêndios florestais de outubro de 2007, todo o inventário da P.P.L. que estava guardado ardeu. Desde essa altura foi feita uma total reorganização do foco e das ligações do trabalho teosófico. Iniciou-se uma colaboração com outros grupos editoriais teosóficos na Europa e noutros lados de modo a garantir a disponibilidade dos livros anteriormente editados, iniciando-se o processo de produzir um conjunto de livros anteriormente esgotados em forma impressa e e-book. Além do mais, a Publicações Point Loma renasceu como “Escola do Perenialismo Teosófico de Point Loma”. Leva a cabo aulas regulares e apresentações em San Diego. A Publicações Point Loma é a extensão editorial da Escola de Point Loma. A escola é co-anfitriã com a “Blavatsky House” de Haia, Holanda, do “Convívio de Point Loma: Perspetiva teosófica sobre religião, filosofia, ciência e as artes” (San Diego, 1-4 agosto 2013). Mais informação encontra-se disponível nestes sites (em construção em Fevereiro de 2013): www.pointlomaschool.com e para o convívio www.pointlomatheosophynetwork.net


Point Loma

E assim termina este artigo do professor Santucci. A versão completa do artigo será disponibilizada através da conta do Lua em Escorpião no Scribd, onde aliás pode ser encontrada a grande maioria dos artigos publicados no blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário