Follow @luaem_escorpiao

sábado, 20 de setembro de 2014

A Teosofia e as Sociedades Teosóficas (8ª parte)

Continuamos com a tradução do excelente artigo do professor James A. Santucci, "A Teosofia e as Sociedades Teosóficas". Esta semana é publicada a antepenúltima das dez partes.


Organização e Associação

A Sociedade Teosófica, com sede internacional em Adyar, Chennai, Índia tinha no mundo inteiro, no final de 2001, um número de associados de 26 606, distribuídos por quase setenta países. A Sociedade Teosófica na América, uma das suas secções tinha    3 357 membros em Dezembro de 2012. A Sociedade de Adyar considera-se como a Sociedade Teosófica matriz, remontando às suas origens de 1875 em Nova Iorque, embora a Sociedade Teosófica (Pasadena) assuma a posição de que a Sociedade Teosófica se dividiu em 1895, com cada S.T. a ter os mesmo direitos a reinvidicar as suas origens à S.T de Nova Iorque de 1875. A Sociedade Teosófica (Adyar), constituída em Madras (atualmente Chennai) em 1905, é presidida por Radha Burnier [NT: Como já foi atrás referido a senhora Burnier faleceu já depois desta versão do artigo ter sido redigida, o presidente atual é Tim Boyd] que ocupa a posição desde 1980. Compreende cinquenta e uma sociedades ou secções nacionais, sendo as mais antigas a Secção Americana (a Sociedade Teosófica na América, como é agora conhecida), constituída em 1886 e a Secção Inglesa (fundada em 1888). Depois da separação da sociedade de Judge da de Adyar em 1895, Olcott cancelou a licença da Seção Americana. Uma nova licença foi emitida, com a Loja de São Francisco a servir como sede temporária, nesse mesmo ano para a Secção Americana da S.T. de Adyar, tornando a licença válida retroativamente desde 1886. (Theosophist, Suplemento de outubro, 1895).

As secções são compostas por Lojas. Um pequeno número de Lojas estão diretamente ligadas à sede internacional de Adyar. O órgão de governo da S.T. é o Conselho Geral, que consiste de presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, todos os Secretários Gerais das secções nacionais e até doze membros adicionais nomeados pelo presidente e eleitos pelo Conselho Geral. O presidente internacional é eleito por sufrágio universal de todos os membros elegíveis de sete em sete anos entre os candidatos que recebam pelo menos 12 nomeações dos membros do Conselho Geral. O presidente nacional da Secção Americana é eleito de forma semelhante de três em três anos. Realiza-se anualmente uma convenção internacional, habitualmente em Adyar. A Sociedade tem uma magnífica biblioteca nas instalações da sede, que aloja manuscritos originais em Sânscrito e noutras linguagens asiáticas, bem como livros e jornais sobre Teosofia, filosofia e religião. Os arquivos da Sociedade estão presentemente alojados no edifício sede e contêm muitos milhares de documentos, incluindo os diários de Blavatsky e Olcott. A Theosophical Publishing House também funciona em Adyar e produz vários panfletos e livros, na sua maioria escritos por membros e continua a publicar o mais antigo periódico teosófico, o Theosophist. Além disso, a Adyar Newsletter é publicada trimestralmente pela Sociedade, tal como o respeitado Adyar Library Bulletin [Boletim da Biblioteca de Adyar], um jornal académico especializado em investigação oriental.


Sede da ST Adyar


Teosofia na América

A Secção Americana da Sociedade Teosófica de Adyar, embora tenha diminuído substancialmente em número de membros em 1895, altura em que muitas das suas Lojas seguiram Judge tornando-se independentes de Adyar, rapidamente recuperou a sua força sob a liderança de Alexander Fullerton (1895-1907), e como resultado de uma digressão em 1897 à Sociedade Americana por parte de Annie Besant e da Condessa Constance Wachtmeister (1839-1910), uma colaboradora próxima de H.P. Blavatsky e uma entusiástica trabalhadora pela causa teosófica. Esta e subsequentes digressões iniciadas por Charles Webster Leadbeater em 1900 e por Olcott e pela Condessa Wachtmeister em 1901 conduziram a um aumento de membros de 281 em 1896 para    1 455 em maio de 1901. A Secção Americana continuou sendo um interveniente relevante na Sociedade Teosófica durante uma série de Secretários Gerais (ou Presidentes como os líderes eram então chamados). Depois de Fullerton vieram Weller Van Hook (1907-1912), que mudou a sede da Secção de Nova Iorque para Chicago; A.P. Warrington (1912-1920), que foi responsável pelo estabelecimento de uma nova sede em Krotona, Hollywood e L.W.Rogers (1920-1931), sob cuja administração, a primeira pedra do novo edifício-sede em Wheaton, Illinois foi colocada em 1926. 


ST na América - sede - Edifício Rogers

Em 1927, o número de membros da Secção atingiu os 8 500. Sidney A. Cook (1931-1945) presidiu à Sociedade numa altura em que o número de membros diminuiu até os 3 000 em 1941, em parte devido à dissolução da Ordem da Estrela por parte de Krishnamurti e também devido à Depressão. Sucedeu-o James S. Perkins (1945-1960), Henry Smith (1960-1965), Joy Mills (em 1965 como presidente nacional em exercício e de 1966 a 1974 como presidente), Ann Wylie (1974-1975, em exercício), Dora Kunz (1975-1987), Dorothy Abbenhouse (1987-1993), John Algeo (1993-2002), Betty Bland (2002-2011) e Tim Boyd (desde 2011).


Sede da ST na América - Edifício Rogers

A sede da Sociedade Teosófica na América em Wheaton, Illinois, é onde está localizada uma grande biblioteca para investigação e empréstimo de livros. Também publica uma série de trabalhos, incluindo os Quest Books, através da Theosophical Publishing House (Wheaton). A S.T.A. também publica a Messenger para os seus membros, a revista Quest para os leitores em geral e uma newsletter eletrónica mensal. Embora em termos organizacionais não seja uma parte da S.T., a Secção Esotérica está proximamente associada com a S.T.. A sua sede nos Estados Unidos está em Ojai, Califórnia, no Instituto Krotona. Nas suas instalações funciona a Escola de Teosofia de Krotona, cujo principal objetivo é servir como suporte educacional da Sociedade, promover o seu trabalho e implementar os três objetivos da S.T. Estes objetivos (de acordo com a redação da Sociedade Internacional) são: (1) Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor. (2) Encorajar o estudo de Religião Comparada, Filosofia e Ciência [A Sociedade Teosófica na América tem “estudo comparado da religião…”]; (3) Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes no homem. [A S.T.A. substitui “humanidade” por “homem”.] É suposto os membros da S.T. procurarem a verdade através do estudo, serviço e devoção a ideais elevados. A Sociedade declara: “Todos aqueles que simpatizem com os objetivos da Sociedade Teosófica serão bem recebidos como membros, e cabe a cada membro se tornar um verdadeiro teosofista”.


Instituto Krotona

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário