Vicente Hao Chin, Jr. é um dos teosofistas mais conhecidos e
respeitados no mundo inteiro, tendo sido até apontado por alguns, como um dos
possíveis candidatos à presidência da Sociedade Teosófica (ST) de Adyar nas
eleições que se aproximam. Hao Chin, membro da ST desde 1970, já liderou a
Secção da ST das Filipinas, mas não faz contudo parte do boletim de voto onde
constam os nomes de Tim Boyd e
de CVK Maithreya.
Vicente Hao Chin, Jr. |
O teosofista filipino foi autor dos livros “Why Meditate?” [Porquê meditar?] e “The Process of Self-Transformation:
Mastery of the Self and Awakening of Our Higher Potentials” [O processo de
auto-transformação: o domínio sobre o Eu
e o despertar dos nossos mais elevados potenciais]. Também compilou, editou e
publicou a edição cronológica de “Cartas dos Mahatmas para A.P. Sinnett”, a
partir do qual foi a feita a única tradução para português hoje existente. É o editor-chefe da revista “Theosophical Digest” publicada nas Filipinas, e
editor associado do website Theosopedia,
uma transposição para a internet da “Theosophical Encyclopedia”, também da sua
autoria. Hoje em dia, Vicente Hao Chin, Jr. é também o presidente do Golden
Link College, um estabelecimento de ensino fundado pela ST das Filipinas e pela
Fundação Filipina da Ordem Teosófica de Serviço, que tem um modelo de
aprendizagem bastante diferente do convencional, aplicando princípios que
reconhecemos facilmente como estando em consonância com a Teosofia, como seja o da não
promoção da competitividade entre os alunos. Mais sobre o Golden Link College
pode ser encontrado aqui
e aqui.
Será pois Hao Chin Jr. quem nos vai falar um pouco sobre
astrologia, sobre a qual está bem habilitado para se debruçar, pois ele próprio
foi um antigo praticante da Velha Arte. E
a isso há que somar a ampla perspetiva que lhe dá ser um teosofista bastante
experiente. Ele é - como fica patente na pequena nota biográfica acima - bastante ativo e basta seguir
o grupo do Facebook
da Sociedade Teosófica das Filipinas para perceber isso. A entrevista
concedida ao Theosophy Forward, confirma igualmente a sua visão sobre como a
Teosofia deve influenciar a Sociedade.
Esta é pois a tradução de uma entrevista
de Kristine Sy, colocado no blog Astrology Friends Philippines, que autorizou o Lua em Escorpião a publicar o artigo.
“Vic Hao Chin Jr. tem sido uma fonte de inspiração para mim,
desde o dia em que o ouvi falar no “Seminário de Auto-transformação” que teve
lugar em 2011 na sede da Sociedade Teosófica das Filipinas. Sendo um dedicado
estudante de Astrologia, foi com prazer que descobri que ele foi em tempos
considerado um dos melhores astrólogos do país. Vic é um dos seres espirituais
que conheço e vejo-o como um mentor. Eu tenho grande consideração sobre as suas
perspetivas sobre a natureza humana e considero um privilégio partilhar
convosco, estudantes e entusiastas da Astrologia, as seguintes palavras sábias
de Vic Hao Chin Jr.
Hao Chin Jr. com Tim Boyd, um dos candidatos à presidência de ST Adyar |
Kristine Sy: O que é a astrologia para si?
Vic Hao Chin, Jr.: Os meus próprios estudos durante muitos
anos convenceram-me que certos aspetos daquilo que é chamado astrologia têm
validade, mas ao mesmo tempo, muitas outras perspetivas tradicionais são muito
questionáveis. A astrologia é uma hipótese testável e consequentemente os
esforços dos astrólogos devem ir nesta direção. Mas a astrologia também tem o
seu lado subjetivo que não está sujeito, de momento, à análise científica. A
devida compreensão deste aspeto depende da maturidade e insight do intérprete. Não é mais apenas uma interação de energias,
mas a compreensão de um processo mais lato de crescimento do ser humano. Nesta
faceta encontra-se a astrologia natal onde o estudo tem um valor potencial
efetivo, mas ao mesmo tempo é uma das mais difíceis de dominar. Ela acarreta
uma compreensão da psique dos seres humanos e do seu potencial espiritual. É
aqui que entra a Astrologia Esotérica, onde o trabalho de Alan Leo permanece
válido mesmo passado um século. Quando testei a aplicação de astrologia à vida
humana, encontrei um significado notável na correlação entre o mapa e a vida do
indivíduo, particularmente na identificação de oportunidades de vida, bem como
na possível resolução de conflitos de vida. Eu encontrei, contudo, que a maior
parte das pessoas estão principalmente interessadas sobre o destino e
circunstâncias externas. Uma senhora não parava de perguntar se ela ia ganhar
no casino. Apercebi-me que a maior parte das pessoas não estava interessada
no seu genuíno crescimento interior, mas absorvidas em assuntos sobre
benefícios materiais, sociais ou pessoais. Um astrólogo que atende a isto
estará apenas a alinhar com as necessidades e desejos superficiais das pessoas
e dificilmente irá contribuir para o crescimento humano genuíno. No longo
prazo, não será o melhor modo de gastar o seu tempo.
Kristine Sy: E o que pode aconselhar aos futuros astrólogos?
Vic Hao Chin, Jr.: Uma das facetas mais úteis do estudo é a
compreensão da natureza básica da psique e consciência humana conforme
representadas pelo mapa natal. Uma quadratura entre Sol e Júpiter, pode indicar
por exemplo, uma abordagem desvirtuada da expansão de muitas formas, como entusiasmo
exacerbado ou otimismo desmesurado. Se é este o caso, então esta é uma lição
que a pessoa deve aprender nesta vida, e deve lidar conscientemente com isso
quando se debruça sobre problemas, projetos ou assuntos da vida. Depois de
validar essa observação com a pessoa, então a carta pode-se tornar uma
ferramenta útil em detetar insights
únicos na auto-compreensão que podem ajudar os indivíduos a ver possibilidades
de crescimento mais profundas e amplas. Oferece-nos vislumbres daquilo a que
normalmente estaríamos cegos em relação a nós próprios.
Mas para fazer isso, um astrólogo deve compreender o
panorama mais vasto sobre vida e crescimento – carma, reencarnação e
auto-atualização ou autorrealização. Tem a ver com a ideia perene da
possibilidade da completa perfeição e maturidade humanas. O conhecimento
astrológico, sendo válido, é apenas uma ferramenta pela tal busca pela
perfeição.
Kristine Sy: Que livros de astrologia leu? Que livro pode
recomendar?
Vic Hao Chin, Jr.: Eu não li a literatura mais recente sobre
astrologia das últimas duas décadas, portanto não estou numa posição de sugerir
bons livros que tivessem aparecido durante esse período. Mas eu sugeria livros
que seguissem as linhas iniciadas pela Escola Astrológica de Londres [NT:provavelmente refere-se à Loja Astrológica de Londres] sobre
astrologia psicológica, que olha para os planetas como representações das
energias da psique. Os livros de Jeff Mayo vêm-me imediatamente à memória. Mas
estes devem ser validados por estudos paralelos na psicologia, incluindo a
psicologia transpessoal. Outra faceta do estudo é a pesquisa científica sobre
astrologia. Uma das primeiras compilações relevantes de esforços nesta área é
“Recent Advances in Natal Astrology”. Os estudantes de astrologia devem ser
objetivos, racionais e científicos e devem estar atentos a experiências que
confirmem ou refutem princípios tradicionais da astrologia. Por exemplo, os
estudos de Gauquelin parecem ter parcialmente invalidado algumas das assunções
tradicionais da astrologia enquanto ao mesmo tempo reafirmam os seus princípios
básicos. Desta forma, a astrologia crescerá gradualmente até se tornar uma
ciência, não sobre as estrelas, mas sobre a lei das correspondências e a
natureza da psique e destino humanos.
Estando mais desligado da Astrologia nos últimos anos, é natural que Hao Chin Jr. desconheça a
recuperação dos textos antigos que têm ajudado ao ressurgimento de velhas
técnicas e também a uma maior fundamentação da astrologia e sua interligação com os
princípios e organização do Universo. Contudo, a sua entrevista não deixa de ser um elemento bastante útil, quer para os teosofistas, quer para os astrólogos.
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