Follow @luaem_escorpiao

sábado, 5 de abril de 2014

A influência da Teosofia em personalidades famosas III - Arquitetos, Cientistas e Inventores e Psicólogos

Esta é a terceira secção de uma série de seis, sobre personalidades famosas influenciadas pela Teosofia e pela Sociedade Teosófica.

O artigo baseia-se num levantamento originalmente feito por Katinka Hesselink e para entender o contexto é necessário ler a primeira parte.


Katinka Hesselink


ARQUITETOS

Claude Fayette Bragdon (1866-1946) - autor e arquiteto norte-americano [A E.T. diz-nos no verbete dedicado à Teosofia na América, que Bragdon desenhou o novo arco da entrada da sede da S.T. na América, sendo identificado como um antigo membro da Sociedade. O wikipedia inglês refere que Bragdon, nos seus livros sobre teoria arquitetónica defendia uma abordagem teosófica na conceção de edifícios].

Walter Burley Griffin (1876-1937) - planificador e arquiteto norte-americano, que trabalhou no gabinete de F. L. Wright e que concebeu o plano para a capital australiana, Canberra.

CIENTISTAS E INVENTORES

Sir William Crookes (1832-1919) – [químico] e físico teórico e inventor do protótipo do tubo [de raios catódicos] da TV e das luzes fluorescentes. [A E.T. tem um longo verbete sobre Crookes, começando por lembrar a sua filiação na S.T., embora isso e as suas investigações no domínio do paranormal sejam desconhecidas da maior parte das pessoas. Esta sua pesquisa foi despertada na sequência da morte de um irmão de quem era próximo. Filiou-se na S.T. em 1883, sobre a qual tomou conhecimento através de um colega cientista, C.F. Varley, que já tinha feito várias experiências à volta dos fenómenos espíritas. Crookes é abundantemente citado em “A Doutrina Secreta” e referido com apreço pelos Mahatmas nas Cartas dirigidas a Sinnett].


William Crookes


Thomas Edison (1847-1931) - inventor norte-americano da luz elétrica, fonógrafo, etc…(cf. “O Teosofista”, agosto [NT: talvez novembro] 1931, p. 657). [A E.T. conta-nos que Edison filiou-se na S.T. em 1878, fruto da sua ligação com Olcott e reproduz uma carta entre os dois].


Diploma de Edison como membro da S.T.


Camille Flammarion (1842-1925) - astrónomo francês. [Segundo a E.T. juntou-se à S.T. em 1880 tendo servido como Vice-presidente da S.T. de 1880 a 1888. Foi amigo de Allan Kardec e médium, cuja canalização de Galileu serviu de base à produção de um dos  livros base do espiritismo kardecista “A Génese”].

Jane Goodall (n. 1934) - cientista [britânica famosa pelo seu trabalho] (…) com chimpanzés. A ligação à Teosofia é reconhecida no seu livro “Motivo de esperança”.




Rupert Sheldrake (n. 1942) - biólogo britânico, proponente dos campos morfogenéticos.




Alfred Russel Wallace (1823-1913) - naturalista que desenvolveu uma teoria de seleção natural independente da de Darwin (…) tendo sido um espiritualista (1823-1913). Os seus interesses teosóficos são discutíveis. “Já experimentei vários livros teosóficos e de reencarnação, mas não consigo lê-los ou ter interesse neles. São tão puramente imaginativos e não me parecem ser racionais. Muitas pessoas são cativadas por eles. Acho que a maior parte das pessoas gosta de uma teoria complexa, estranha e grandiosa sobre o homem e a natureza, dada com autoridade – pessoas que se religiosas seriam católicos romanos.” citado a partir de William Brock, “William Crookes (1832-1919) e a Comercialização da Ciência”, 2008 (…) [A E.T. reconhece que Wallace estava essencialmente interessado nos fenómenos espíritas, embora em 1876 se tinha filiado na S.T.. Recebeu uma cópia enviada por Blavatsky de “Ísis sem véu”, a qual elogiou pela vasta erudição. Antes já se havia correspondido com Olcott por ocasião da publicação da obra do também fundador da S.T. “People from the Other Worlds”].


Alfred Russell Wallace


PSICÓLOGOS

Roberto Assagioli (1888–1974) – psicólogo, humanista e visionário italiano. Assagioli fundou o movimento psicológico conhecido por psicossíntese, que ainda hoje é desenvolvido por terapeutas e psicólogos que praticam a sua técnica. O seu trabalho enfatizou a possibilidade de integração progressiva da personalidade em torno da essência do Eu por meio do uso da vontade. (Fonte: wikipedia) [A E.T. refere que Assagioli foi membro da Secção Italiana da S.T. e que o seu trabalho foi feito respeitando as linhas da ortodoxia vigente no domínio da psicologia, de modo a que o seu trabalho fosse aceite pelo establishment. Contudo grande parte dele estava bem longe dessa ortodoxia, para perto de uma visão teosófica da natureza do indivíduo. Reconheceu a existência de um plano búdico na Natureza].




William James (1842-1910) – filósofo e psicólogo [norte-americano] [A E.T. refere que James juntou-se à S.T. [NT: em 1882] e que foi um estudioso de “A Voz do Silêncio”, de Helena Blavatsky citando várias vezes esse livro em palestras. Na fase final da sua vida perdeu interesse na psicologia formal e virou-se para o misticismo].

Carl Gustav Jung (1875-1961) – fundador da psicologia analítica. Não se interessou por Blavatsky, Leadbeater ou Besant, mas esteve em contacto frequente com G.R.S. Mead, depois de este ter abandonado a ST em 1909. [A E.T. diz que os teosofistas são recetivos às teorias de Jung, pois este não ignorava o aspeto místico do ser humano. A sua exploração dos aspetos da psique humana levou em linha de conta as religiões orientais, a mandala e a reencarnação].


Jung é o primeiro à direita na fila de baixo
Freud é o primeiro à esquerda na mesma fila


Ian Stevenson (1918-2007) - professor de psiquiatria da Universidade da Virgínia e investigador de vanguarda de casos relatados de reencarnação. Provavelmente influenciado pela sua educação teosófica. [NT: No livro de Tom Shroder “Almas antigas”, Stevenson diz ao autor “que atribui o seu interesse inicial pela relação entre o espiritual e o material à sua mãe, que era adepta de (…) Teosofia”, que o psiquiatra descreve como “uma espécie de budismo enlatado para ocidentais”].



Sem comentários:

Enviar um comentário