Follow @luaem_escorpiao

sábado, 19 de abril de 2014

A influência da Teosofia em personalidades famosas IV - Pintores, Atores e Feministas

Esta é a quarta secção de uma série de seis, sobre personalidades famosas influenciadas pela Teosofia e pela Sociedade Teosófica. O artigo baseia-se num levantamento originalmente feito por Katinka Hesselink e para entender o contexto é necessário ler a primeira parte.


Katinka Hesselink


PINTORES E OUTROS ARTISTAS

Rukmini Devi Arundale (1904-1986) - revitalizou as artes indianas, especialmente a dança e a música. No seu caso, a associação à Sociedade Teosófica significou contactos internacionais que lhe tornaram possível aprender dança e música ocidental, que por sua vez lhe deram a preparação necessária para dar nova vida à dança indiana. O modo como ela acabou fazendo aquilo que fez é impensável sem os contactos que a Sociedade Teosófica lhe deu. [A E.T. recorda o controverso casamento (devido à diferença de idades) de Rukmini com George Arundale, o terceiro presidente da S.T. Adyar. Fundou em Adyar, a Kalakshetra, a Academia Internacional das Artes. Foi uma defensora da causa animal e do vegetarianismo. Depois de falecer, foi cremada nos Besant Gardens, uma parte da propriedade da S.T. Adyar].




Gutzon Borglum (1867-1941) – escultor das cabeças presidenciais do Monte Rushmore e pintor de um quadro de Blavatsky [que se encontra em Wheaton, na sede da S.T. na América. De acordo com este artigo de John Algeo, o quadro foi solicitado pelo pai de Borglum quando este era Presidente da loja da ST em Omaha, Nebraska. Antes de o pintar preparou-se lendo e estudando os ensinamentos de Blavatsky. Isolou-se durante os três dias que levou a executar o trabalho. Crê-se que terá sido pintado em 1889 ou pouco tempo depois, pois baseia-se na famosa fotografia de Enrico Resta, conhecida como "A Esfinge" que foi tirada precisamente em 1889].

Foto bastante recente do quadro pintado
por Borglum. Fica o agradecimento pelo seu envio
a Janet Kerschner, arquivista da TS in America


Paul Gauguin (1848-1903) – Pintor francês primitivista e pós-impressionista.


Autorretrato de Paul Gauguin


Alex Grey (n. 1953) – [artista norte-americano] Parece improvável que este pintor tenha sido influenciado pela Sociedade Teosófica, mas certamente simpatiza com ela, como a sua página de internet testemunha.

Lawren Harris (1885-1970) – Pintor canadiano que foi membro da Loja de Toronto da Sociedade Teosófica, no Canadá.

Wassily Kandinsky (1866-1944) – Russo (…) [introdutor da abstração no campo das artes visuais]. Influenciado pela Teosofia, não foi membro [da ST]. Aqui um artigo sobre Arte e Teosofia também alojado no site de Katinka Hesselink.

Wassily Kandinsky


Paul Klee (1879-1940) - artista suíço extravagante da escola Bauhaus, pertencente [ao grupo artístico] do “Der Blaue Reiter” [de que também fez parte W. Kandinsky].

Hilma af Klint (1862-1944) – pintora abstracionista [sueca] (consultar “O Teosofista”; julho 2006, p. 385-389) [A versão inglesa do wikipedia diz que a arte de Hilma pode ser considerada paralela à de Mondrian, Malevich e Kandinsky, todos eles inspirados pelo movimento teosófico].

Charles Rennie Mackintosh (1868-1928) – escocês, arquiteto e designer da “art noveau”.

Piet Mondrian (1872-1944) – pintor holandês, principal expoente de “de Stijl” cujo estilo “neoplástico” influenciou profundamente a arte, arquitetura e o design gráfico modernos. Membro da Sociedade Teosófica [desde 1909, segundo relata a E.T., que acrescenta que Mondrian considerava a sua arte uma expressão da vida espiritual, o que será muito provavelmente reflexo da sua exposição ao idealismo teosófico].


Piet Mondrian

Nicholas Roerich (1874-1947) - artista místico russo, amigo de Henry Wallace. [Segundo a E.T. aderiu à S.T. em 1920, no mesmo ano em que ele e a sua esposa, Helena Roerich fundaram a Sociedade Agni Ioga. Viajou bastante, esteve inclusive no Tibete onde pintou cerca de 500 quadros sobre os Himalaias].


"Canção de Shamballa", um dos quadros de Nicholas Roerich


Beatrice Wood (1893-1998), artista e ceramista [norte-americana, membro da S.T. e próxima de Krishnamurti, que tal como Wood, também vivia em Ojai. Também ensinou e viveu na Besant Hill School].


ATORES

Florence Farr (1860-1917), atriz [britânica] ligada à Aurora Dourada. [Contudo, uma série de episódios conflituosos dentro desta organização levariam à sua saída em 1902, ingressando mais tarde na S.T.. Segundo, o wikipedia inglês publicou vários artigos em revistas teosóficas. Morreu no Sri Lanka, para onde tinha ido viver depois de travar conhecimento através da S.T. com Sir Ramanathan, um instrutor espiritual que com o seu plano de educação para as jovens mulheres cingalesas convenceu Farr a assumir um papel importante no Colégio que criou.].


Florence Farr


Dana Ivey (n. 1941) - atriz [norte-americana] de TV, de cinema e da Broadway.

Shirley MacLaine (n. 1934). Atriz norte-americana [Crente na reencarnação, algo que já referiu por diversas vezes nos vários livros que escreveu, que também refletem o seu entusiasmo pelo fenómeno OVNI]. 


FEMINISTAS

Clara Codd (1876-1971) – Uma feminista que esteve presa na Inglaterra. [Segundo a E.T., Clara aderiu à S.T. em 1903 e foi Secretária-Geral da Secção Australiana entre 1934 e 1936. Desempenhou as mesmas funções na África do Sul em 1938. Esteve envolvida num movimento teosófico para crianças, denominado a “Corrente Dourada”. Publicou vários livros].


Clara Codd


Matilda Joslyn Gage (1826-1898) – Autora feminista norte-americana e coautora juntamente com Elizabeth Cady Stanton e Susan B. Anthony de “History of Woman Suffrage” [A história do sufrágio feminino]. [A E.T. refere que foi Gage quem conduziu Frank Baum, o autor de “O Feiticeiro de Oz”, à S.T.].

Gloria Steinem (n.1934) – Escritora e feminista norte-americana (…). Influência teosófica reconhecida numa entrevista em Jewish News.


Sem comentários:

Enviar um comentário