Follow @luaem_escorpiao

sábado, 14 de dezembro de 2013

A arte e o transcendente II

Joma Sipe nasceu na cidade do Porto, Portugal, em 2 de Agosto de 1974. Passou a sua juventude na cidade de Vila Nova de Gaia, perto do Porto, onde ainda vive e tem o seu próprio estúdio.


Joma Sipe

Começou por pintar figuras convencionais, como paisagens e retratos, usando óleos e acrílicos e cores exuberantes. Rapidamente se apercebeu que esta não era a forma que desejava para expressar os seus sentimentos artísticos e espirituais. Passo a passo tornou-se consciente de uma inquietação interior crescente.

Por volta dos 14 anos começou a sentir-se inquieto, desejando descobrir as razões de viver neste planeta, tentando encontrar respostas para as questões que todos perguntámos: "De onde vimos?", "O que estamos aqui a fazer?", "Para onde vamos quando os nossos corpos morrem?". Estas questões levaram-no à Biblioteca do Porto, onde encontrou livros escritos por H. P. Blavatsky e Annie Besant, traduzidos em português.




The Voice of the Silence XV

Logo após a leitura destes livros, sentiu uma profunda e inexplicável conexão com H. P. Blavatsky e os seus ensinamentos. Teve a oportunidade de ler várias obras de HPB, como "Isís Sem Véu", "A Doutrina Secreta", "A Voz do Silêncio", e outros livros de Blavatsky.


Cosmogenesis - Stanza V

Enquanto percorria o seu caminho através da literatura esotérica, aprendeu sobre os chakras, anatomia oculta, geometria sagrada, o número de ouro, várias técnicas de meditação e concentração, o processo alquímico, a Kabbalah, e muitos outros assuntos esotéricos. Adicionalmente, Joma também aprendeu sobre as ideias de Rudolf Steiner, Gurdjieff e Ouspensky.


Capa principal da 15º Annual International Theosophy Conference (2013)


Ilustração por Joma Sipe



Uma série de 100 trabalhos "iluminados" aparecem no seu livro "Soul of Light: Works of Illumination" (Alma de Luz: Trabalhos de Iluminação), publicado pela Quest Books, Novembro, 2012.





Sem comentários:

Enviar um comentário