Follow @luaem_escorpiao

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Pesquisando sobre Teosofia (3ª parte)


Esta semana terminamos a lista de sítios da internet a que se sugere uma visita para quem pesquisa assuntos relacionados com a Teosofia.


Site da ST da Austrália (ramo de Adyar), onde uma das secções tem links para um universo bastante alargado de livros e artigos online. Muito deste material está disponível noutras páginas já referidas anteriormente. Nota ainda para o indexador de periódicos teosóficos.


Excelente site do Chris Bartzokas, antigo médico, que abandonou a atividade para se dedicar em exclusivo ao ensino e propagação da Teosofia, seguindo H.P. Blavatsky e W.Q. Judge. Muitas compilações e artigos.

 

Site esloveno sobre Teosofia, com muito material em inglês. Alguns livros só estão disponíveis online aqui. Também tem uma secção com biografias.


Site de tendências mais académicas, gerido por Govert Schuller. Tem alguns artigos de interesse, embora Schuller tenha uma postura algo cética face aos Mahatmas e a HPB.

Govert Schuller


Site com material de Walter Carrithers Jr. (que por vezes usava o pseudónimo de Adlai E. Waterman), um defensor inabalável e feroz de HPB durante o séc.XX.

Carrithers quando jovem


Além de vária literatura grátis tem disponível a revista “Fohat”, que foi importante na promoção da discussão sobre o caso Judge nos últimos anos. A “Irish Theosophist” que existiu no fim do século XIX e que desempenhou um papel importante no caso Judge, também pode ser consultada neste site. O Theosophy Canada aloja ainda um excelente slideshow com muitas fotos, algumas delas raras, de HPB e da sua família,  acompanhadas de um conjunto de notas bastante informativo. Há ainda uma série de videos excelentes de Adam Warcup sobre os ciclos evolutivos, que foram gravados na Escola Europeia de Teosofia de 1986, que se realizou no Tekels Park, em Inglaterra   (*)


Material sobre o gnosticismo, incluindo os livros de GRS Mead, secretário particular de HPB na fase final da sua vida. Embora GRS Mead tenha colaborado com Besant na adulteração d’ “A Doutrina Secreta” é reconhecido por ter feito um trabalho importante no campo do gnosticismo.

George Robert Stowe Meade


Tem uma compilação de artigos da revista Theosophy (da LUT) bastante interessante.


De origem russa, esta biblioteca online também tem alguns livros que não existem noutro lado.


Uma espécie de wikipedia da Teosofia, mas ainda muito incompleta.


Idem.


Excelente site, a que está associado o Theosophy Nexus. Graficamente belíssimo, o material é de alta qualidade.



Outro excelente site, bastante recente.  Muitos recursos disponíveis e uma postura não sectária, são duas das suas características.


Presentemente com sede em Haia, na Holanda, este será, por assim dizer, o sítio oficial da chamada tradição de “Point Loma”, que resultou de uma divisão da ST Pasadena em meados do século passado.  Parece estar bastante ativa, como demonstra a sua responsabilidade na distribuição dos “Comentários da Doutrina Secreta” que andaram desaparecidos durante décadas tendo sido editados há 3 anos, pela Fundação ISIS, que está ligada à Blavatsky House. Além disso têm organizado bastantes palestras e seminários.



Mais artigos e livros, deste ramo da ST Pasadena.


Site da Katinka Hesselink, uma teosofista holandesa, onde estão alojados os Collected Writings de H.P. Blavatsky e muitíssimo mais informação.

Katinka Hesselink



O principal foco de interesse deste site é a sua revista, disponível gratuitamente onde poderão ser encontrados alguns artigos importantes e uma abordagem não sectária, disponibilizando também o site outra literatura gratuita. Segundo definição do editor do mesmo, Jan Kind, a Theosophy Forward pretende ser um ponto de encontro de teosofistas de diferentes tendências, e que dá primazia à unidade espiritual  em detrimento de aspetos legais, burocráticos  ou de disciplina, que por vezes limitam as organizações teosóficas. (*)




Site da LUT da Índia que tem como principal ponto de atração a disponibilização de várias palestras em formato áudio e ainda a revista “The Theosophical Movement”, provavelmente a melhor no universo teosófico.

http://secretdoctrine.wordpress.com/

Blog com bastante informação e que está também ligado a outro blog que tem artigos introdutórios à teosofia. É possível fazer perguntas sobre a literatura que ele classifica como sendo da teosofia "genuína" (ou seja Blavatsky, Judge e Mahatmas) para este e-mail. Desde o início de 2013, que o autor decidiu se juntar à Loja Unida de Teosofistas (LUT). Aqui ele explica porquê. (*)

Livrarias em Lisboa

Encontrar livros sobre Teosofia é cada vez mais difícil. A FNAC, onde, há cerca de 7 anos, cheguei a comprar alguns dos volumes de “Ísis sem Véu”, tem na secção do esoterismo uma oferta cada vez mais pobre, tal como a Bertrand. As referências continuam a ser a Livraria Síntese, na Rua Pascoal de Melo, 4-1º em Lisboa (sede do CLUC) e a Livraria Espiral, na Praça da Ilha do Faial 13C/14A e B. Existem também alguns alfarrabistas na Baixa lisboeta, nas Escadinhas do Duque, perto da estação do Rossio, que poderão ter livros sobre Teosofia.  Haverá com certeza outras opções, mas ficam aqui estas sugestões para quem se deslocar a Lisboa (ou lá viver).

Aspeto interior da livraria Espiral

(*) alterações incorporadas a 19 de março de 2013.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pesquisando sobre Teosofia (2ª parte)


Esta semana continuamos com a lista de sítios úteis para quem pesquisa assuntos relacionados com a Teosofia.


Provavelmente o site sobre Teosofia com mais informação. É gerido por Daniel Caldwell, autor de “O Mundo Esotérico de Madame Blavatsky” [editado no Brasil pela Madras] e mais recentemente “Laura Holloway e os Mahatmas”. Tem livros, artigos, opiniões, cartas inéditas dos Mahatmas, ligações para outros sites,etc... É um mundo infindável de informação, continuamente a ser atualizado por Caldwell, que há uns anos atrás esteve ligado a uma enorme controvérsia relacionada com a publicação das Cartas de Helena Blavatsky, pois no primeiro volume constavam cartas espúrias escritas por grandes inimigos da Velha Senhora. Existe inclusive um artigo na revista Biosofia sobre esta matéria.




Criado em 1974 por Geoffrey Farthing, Christmas Humphreys e Graham Nicholas com o objetivo de promover a ligação da Teosofia à investigação e ao meio universitário, o Blavatsky Trust tem neste site um conjunto de artigos e livros interessantes,  a maior parte deles da autoria de Farthing. Alguns destes livros são altamente recomendados, como por exemplo “When we Die”, uma compilação dos escritos de HPB e das cartas dos Mestres sobre os estádios pós-morte. Farthing, que faleceu em 2004 com 95 anos era um teosofista inglês ligado à ST Adyar mas profundamente crítico de Besant/Leadbeater, e ficou também conhecido pelos seus manifestos públicos contra a posição da ST Adyar sobre a literatura neo-teosófica.

Geoffrey Farthing


O mais relevante nesta página é a ligação para o “High Country Theosophist”, revista já extinta com alguns artigos importantes.




Links para várias revistas e artigos.


Um interessante blog com novidades sobre tudo o que tem a ver com Blavatsky no nosso mundo contemporâneo, seja livros, exposições, teses de mestrado e doutoramento ou pormenores históricos.

Uma foto não muito conhecida de HPB


Aloja o blog intitulado “Book of Dzyan” onde escreve David Reigle, um académico estudioso das tradições filosóficas e religiosas orientais. Alguns artigos são interessantes, como por exemplo os relacionados com os ciclos.


Blog do Odin Townley, um teosofista da LUT de Nova Iorque. É um dos meus favoritos, porque faz a ponte entre o mundo moderno e a Teosofia. Aliás já são vários os textos que foram traduzidos do Theosophy Watch para o Lua em Escorpião.

Odin Townley


Fórum de discussão criado por Nick Mojzesz que está de momento pouco ativo. Muito heterogéneo e às vezes com posts de pouca qualidade.


O fórum mais antigo de discussão de Teosofia. Bastante democrático, já foi palco de discussões muito acesas, mas hoje em dia está muito mais calmo (e também menos participado). Útil para saber as novidades e tirar algumas dúvidas.



Uma comunidade de teosofistas que tem levantado polémica pela sua intolerância. Gerido por Joe Fulton, estudioso de Teosofia desde há muito, tornou-se ao longo dos anos progressivamente intolerante com a posição de muitos teosofistas que respeitam o legado de Helena Blavatsky. De momento não querem discussões sobre a teosofia de Blavatsky que remetem para o Theos-talk. Vários teosofistas foram banidos ou deixaram de participar. De grande valor é a disponibilização online de alguns textos orientais e também as revistas  “The Theosophist”  e “Lucifer” (particularmente esta última permite ver HPB em grande estilo já nos últimos anos da sua vida). Basta procurar em “Resources”. Não é preciso ser membro para aceder a esta informação.

1ª página do nº 1 de Lucífer




Comunidade recente criada na sequência da extinção de uma outra (a Theosophical Community). Do meu ponto de vista esta comunidade é modelar na forma como discute Teosofia. Os seus membros são encorajados a refletir sobre o tema e a dar o seu contributo, não apenas a ler textos. O nível é bastante alto, não há muita participação, mas a verdade é que se aprende muito. Já houve material do Theosophy Nexus traduzido no Lua em Escorpião. Está estreitamente ligado ao site Universal Theosophy. No Facebook aparecem com o nome Theosophical Path.



Pertence à LUT de Phoenix e contém muita literatura original.

Continua na próxima semana...

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Pesquisando sobre Teosofia (1ª parte)

Na sequência de uma conversa no Facebook com um teosofista português decidi fazer uma listagem dos sítios e blogs que visito com mais regularidade quando estou pesquisando algum assunto relacionado com Teosofia. Achei que seria útil partilhar essa lista no Lua em Escorpião (este será o primeiro de três posts) e decidi acrescentar também referência a algumas livrarias que conheço. A escolha dos sites segue um critério pessoal e a ordem expressa não implica qualquer preferência.

Sites sobre Teosofia

Em português


Página oficial do Centro Lusitano de Unificação Cultural (CLUC). Além de um breve resumo dos livros que já foram editados pelo Centro, pode ser encontrada nesta página as atividades que desenvolve com frequência. É possível aceder à lista de livros à venda na Livraria Síntese, se bem que não seja garantido que tudo o que conste na lista esteja disponível. Existe um link também para a revista Biosofia, que já é editada pelo CLUC desde 1999. Alguns artigos foram depois desenvolvidos e transformados em livros. Há muitos textos interessantes publicados na Biosofia a que se pode ter acesso pelo link acima.

Livraria Síntese


Página-mãe de um conjunto de sítios em português que propaga a Teosofia dita original (a comunicada por Helena P. Blavatsky e os Mestres). Será porventura o sítio com mais informação disponível em português. Está ligada à Loja Unida dos Teosofistas (LUT). É possível acompanhar a nova tradução d’ “A Doutrina Secreta” aqui. Existe também uma versão em inglês e uma ligação próxima com dois grupos de discussão do Yahoo: o SerAtento e o E-Theosophy. O principal dinamizador é Carlos Cardoso Aveline, cuja foto está disponível aqui.




Um site que já existe há algum tempo, aparentemente inativo mas com alguma informação. Os informativos de HPB são interessantes, do ponto de vista histórico, existindo também alguns artigos traduzidos para português dos Collected Writings

http://www.levir.com.br/

Site com vários textos disponíveis, embora grande parte deles seja da linha neo-teosófica. Tem uma secção com biografias e ainda listas de livros que podem ser encomendados.



A Nova Acrópole é uma organização cultural internacional nascida há mais de 50 anos na Argentina, pelas mãos de Jorge Livraga Rizzi e que está presente em Portugal. Embora não integre nenhuma das Sociedades Teosóficas, tem muitos pontos em comum e no seu site, na secção “artigos online”, disponibiliza alguns textos bastante interessantes de forma gratuita.  


Em castelhano


Fundado pelo mexicano J. Ramón Sordo, que também se rebelou contra a linha Besant/Leadbeater, tem muito material em castelhano, todo ele muito interessante. Chama-se especial atenção para a parte das biografias de alguns teosofistas contemporâneos de Helena Blavatsky.

Em inglês


Criado pelo falecido Reed Carson, é agora gerido por Estela Carson. Disponibiliza cursos online sobre Teosofia e ainda uma série de textos e ligações para outros sites. Reed Carson esteve ligado à LUT.


Site da ST Pasadena, onde é possível encontrar imensos livros disponíveis online. Tem também um curso de sânscrito. A ST Pasadena tem origem na cisão de WQ Judge com a ST matriz e diferencia-se por respeitar a Teosofia original. Teve vários presidentes com contributos interessantes, com destaque para Gottfried de Purucker. Um dos livros mais úteis é a versão aumentada (e corrigida) do Glossário Teosófico.

Gottfried de Purucker


Este é sem dúvida um ponto de paragem obrigatório. David Pratt é uma referência no universo teosófico contemporâneo, sendo muitas vezes citado. Os seus textos resultam de investigações demoradas em que interliga a Teosofia com a ciência, com fenómenos do campo (catalogado por alguns como) paranormal e com outros acontecimentos do mundo em que vivemos. O número de textos é já grande e muitos deles são extensos. David Pratt é da linha de ST Pasadena. Ressalve-se que Pratt tem uma posição controversa no que respeita ao aquecimento global, mas neste capítulo, tal como em todos os outros, não se devem fazer profissões de fé, mas atender aos argumentos apresentados.

Aspeto da página de entrada do Exploring Theosophy



Livros disponíveis gratuitamente, a maior parte deles muito antigos. Veja-se aqui o link para a autora Helena Blavatsky.


Outro site com textos disponíveis gratuitamente.

Continua na próxima semana...

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cascas, andarilhos terrestres e egrégoras (2ª parte)

A semana passada vimos a descrição das cascas astrais e continuamos ainda no mesmo tema no início do post desta semana. Lembre-se que este texto foi retirado de uma discussão do theos-talk.

Numa carta de KH para Laura C. Holloway datada de finais de agosto de 1884, o Mahatma escreve:

Laura C. Holloway-Langford (1843-1930)


“Você não pode adquirir poder psíquico antes que as causas da fragilidade psíquica sejam removidas. Você aprendeu mal os elementos de autocontrolo psicológico; a sua forte imaginação criativa evoca criaturas ilusórias, surgidas no instante anterior por invenção da sua mente, sem que você mesmo o saiba. Até agora você não descobriu o método exato de discernir o falso do verdadeiro, porque ainda não compreendeu a doutrina das cascas. [esta parte encontra-se nas p.145 e 146 da edição em português das “Cartas dos Mestres de Sabedoria”, a partir daqui a tradução é minha] Seja como for não é o emocionalismo irracional que pode eliminar um facto da Natureza. O seu ex-amigo é uma casca e mais perigoso para você que outras dez cascas, pois o sentimento dele por você era intenso e terreno. O pouco da espiritualidade dele está agora no Devachan [um estado de bem-aventurança dos Egos na maior parte do período entre-vidas] e no Kama-loka apenas a escória que em vão ele tentou reprimir. E agora oiça e lembre-se:

Quer você faça sessões para os seus amigos na América ou em Londres como médium - embora você agora odeie a palavra – ou vidente ou reveladora, dado que mal aprendeu os elementos de autocontrolo em psiquismo, você deve sofrer más consequências. Você atrai para si as influências mais próximas e fortes – muitas vezes más – e absorve-as, ficando psiquicamente sufocada e drogada por elas. O ar fica cheio de fantasmas ressuscitados.

Eles dão-lhe falsas indicações, revelações enganadoras e imagens enganosas. A sua vívida fantasia criativa evoca gurus e chelas ilusórios e põe na boca deles palavras gravadas um instante antes na sua mente, sem você se aperceber. O falso parece como real, como o verdadeiro e você não tem nenhum método exato de deteção, pois você está ainda inclinada a obrigar as suas comunicações a estarem de acordo com os suas ideias preconcebidas. O Sr. Sinnett atraiu para si, inconscientemente e contra a sua vontade, uma nuvem de elementários cujo poder é tal sobre ele tornando-o miseravelmente infeliz e abalando a sua constância. Ele está efetivamente em perigo de perder tudo aquilo que ganhou, e de cortar a ligação comigo para sempre...”



Sobre os andarilhos terrestres

O mestre K.H. escreveu sobre este assunto com algum detalhe e menciona o destino dos “andarilhos terrestres”:

“A regra é que uma pessoa que tenha uma morte natural permaneça “desde algumas horas até uns poucos anos” dentro da atração da Terra, isto é, no Kama-loka. Mas há exceções, no caso dos suicidas e daqueles que têm uma morte violenta em geral.

Consequentemente um destes Egos, por exemplo, que estivesse destinado a viver, digamos 80 ou 90 anos, mas que se matou ou foi morto por acidente, vamos supor, aos 20 anos – teria que passar no Kama-loka não “alguns anos”, mas neste caso 60 ou 70 anos, como um Elementário, ou mais precisamente um “andarilho terrestre”, já que ele não é, infelizmente para ele, nem mesmo uma “casca”.”(Carta dos Mahatmas para A.P. Sinett, vol I, carta 68, p.312-3)


Na mesma carta KH (p.308) já tinha referido:

“(…) os suicidas e os mortos em acidentes (…) são uma exceção à regra, pois terão de permanecer dentro da atração da Terra e na sua atmosfera – o Kama-loka – até o exato último momento do que teria sido a duração natural das suas vidas. Em outras palavras, aquela onda particular de vida-em-evolução deve prosseguir até à sua praia. Mas é um pecado e uma crueldade reviver a sua memória e intensificar o seu sofrimento dando-lhes a possibilidade de viver uma vida artificial; uma possibilidade de sobrecarregar o seu carma, ao colocar diante deles a tentação de portas abertas, isto é, médiuns e sensitivos (…)”

Sobre as egrégoras

O mestre KH escreve o seguinte sobre as formas-pensamento:

“…cada pensamento do homem , ao ser produzido, passa ao mundo interno e torna-se uma entidade ativa associando-se - amalgamando-se, poderíamos dizer – com um elemental, isto é, com uma das forças semi-inteligentes dos reinos. Ele sobrevive como uma inteligência ativa – uma criatura gerada pela mente por um período mais curto ou mais longo, proporcionalmente à intensidade da ação cerebral que o gerou. Desse modo, um bom pensamento é perpetuado como força ativa e benéfica, um mau pensamento como um demónio maléfico. Assim o homem está constantemente ocupando sua corrente no espaço com o seu próprio mundo, um mundo povoado com a prole das suas fantasias, desejos, impulsos e paixões (…)” (op.cit, vol. II, 1ª carta para A. O. Hume,p.343)

Allan Octavian Hume (1829-1912)


Noutro lado (op.cit, vol. I, carta 18, p.125) KH escreve:

“As noções de infernos, purgatórios, paraísos e ressurreições são todas ecos distorcidos e caricaturais da Verdade primordial e única, ensinada à Humanidade na infância das suas raças por cada Primeiro Mensageiro – o Espírito Planetário (…) e cuja lembrança permaneceu na memória do homem como o Elu dos caldeus, o Osíris do Egito, como Vishnu, os primeiros Budas e assim por diante.

O mundo inferior dos efeitos é a esfera destes pensamentos distorcidos; das conceções e representações mais sensuais; de divindades antropomórficas, projeções dos seus criadores, isto é, as mentes humanas sensuais de pessoas que jamais superam a sua animalidade na Terra. Lembrando que os pensamentos são coisas – têm resistência, coerência e vida -, e que eles são entidades reais, o resto ficará claro. 

Desencarnado, o criador é atraído naturalmente para a sua criação e criaturas; sugado pelo Maelstrom que ele mesmo produziu…”

E numa carta de HPB (op.cit., vol.I, carta 30, p.166) esta cita o mestre Morya sobre formas-pensamento coletivas:

Helena P. Blavatsky


“A fé em Deuses ou em Deus e outras superstições atraem milhões de influências alheias, entidades vivas e poderosos agentes para perto das pessoas (…) planetários atrasados deliciam-se personificando deuses e, às vezes, personagens famosos que viveram na Terra. Existem Dhyan-Chohans [de acordo com o Glossário Teosófico são devas, ou deuses mais elevados, que correspondem aos Arcanjos da religião católica-romana], e “Chohans das Trevas”, não o que eles chamam de diabos, mas “Inteligências” imperfeitas que nunca nasceram nesta ou em qualquer outra terra ou esfera, tanto quanto os “Dhyan-Chohans”, e que nunca farão parte dos “construtores do Universo”, as Inteligências Planetárias puras que presidem cada Manvantara [período de manifestação], enquanto que os Chohans das Trevas presidem aos Pralayas [período de obscuridade ou repouso].

(…) tudo neste Universo é contraste (…) assim também a luz dos Dhyan Chohans e a sua inteligência pura é contrastada pelos “Ma-Mo Chohans” – e a sua inteligência destrutiva. Esses são os deuses que hindus, cristãos, maometanos e todos os demais integrantes de religiões e seitas intolerantes fanáticas adoram.”

Arthur W.Osborn reúne de forma apropriada muito do que está acima exposto no seguinte excerto sobre visões de Deus por parte de devotos como formas-pensamento coletivas:

“Imagens do Supremo, embora tomadas como definitivas pelos simples devotos, são mais rapidamente explicáveis como projeções, sejam individuais ou coletivas, ou credos doutrinais relativos a Krishna, Cristo, Kali ou outros aspetos pessoais da Divindade. Nós dizemos projeções “coletivas” porque qualquer símbolo religioso, que talvez durante séculos tenha sido foco de devoção, pode assumir uma realidade concreta. O ocultismo fornece alguns exemplos marcantes da força do pensamento coletiva na criação de formas-pensamento de suficiente intensidade para se tornarem objetos percecionados. Centros de energia parecem se ter formado nalgum plano suprafísico capaz de exercer influência no meio físico…” (The Cosmic Womb, p.59).

Nos vários livros referidos neste texto (e não só) poderá o leitor descobrir mais sobre este tema. Para melhor perceber o fenómeno das cascas e dos andarilhos terrestres recomendam-se os livros de Geoffrey Farthing: "When we Die" e "After Death Consciousness and Processes" .

Geoffrey Farting (1909-2004)