Desde a sua criação em 1875, a
vida da Sociedade Teosófica (ST) tem sido marcada por alguns episódios
turbulentos. O caso Coulomb foi um desses momentos marcantes, pois acabou por
estar na origem do famigerado relatório Hodgson (1885), que denunciaria Helena
Blavatsky como uma fraude. Levou 100 anos até que a verdade fosse reposta,
tendo as conclusões desse relatório do investigador da Sociedade de Pesquisa
Psíquica de Londres sido invalidadas.
O momento de controvérsia que se
sucedeu trouxe repercussões de cariz permanente, e é conhecido pelo caso Judge.
Recentemente foi disponibilizada
na internet uma comunicação de Brett Forray, intitulada "Thorns and Roses:
Approaching Difficult Theosophical History” [Espinhos e Rosas: Abordando a
Díficil História da Teosofia], que aborda a polémica em torno deste caso.
Forray descreve este episódio que
decorre entre 1891 (após o falecimento de Helena Blavatsky) e 1896 (ano em que
William Quan Judge morre) como uma Guerra Civil dentro da Sociedade Teosófica.
Helena Blavatsky (HPB) morre a 8
de Maio de 1891 em Londres, sem deixar claro quem lhe sucederia. Claro que
Olcott, o seu parceiro mais próximo desde a fundação da ST em 1875, continuaria
a assegurar a parte organizativa e burocrática, mas seria necessário alguém
para substituir HPB como “alma” da Sociedade Teosófica. Assim, acordou-se que a
liderança da Secção Esotérica passaria a ser bicéfala com Judge e Besant no
mesmo patamar.
Helena Blavatsky |
Depois já de alguns episódios de
tensão, em Fevereiro de 1894 Judge é acusado por Besant (após sugestão de
Olcott) de forjar cartas dos Mestres. Estes Mestres, são os patronos e
inspiradores da fundação da ST e não mais do que seres humanos mais avançados que têm
certas capacidades desenvolvidas. Uma delas permitia a precipitação de cartas,
em resposta a questões colocadas ou então a dar instruções para determinados
procedimentos. Embora isto pareça algo fantasioso, existe um sem número de
provas da sua existência, especialmente no período em que se corresponderam com
Alfred Percy Sinnett (entre 1881 e 1885). Caso isto fosse uma fraude,
poder-se-ia dizer que Helena Blavatsky era alguém com sérias perturbações
psiquiátricas, pois na sua correspondência pessoal, por exemplo com o próprio
Sinnett, refere-se várias vezes aos Mahatmas. Mas esta questão dos Mahatmas é
muito extensa e teria de ser tema de um outro post (até pela necessidade de
distingui-los das fantasias dos Mestres Ascensos e das canalizações, uma
verdadeira praga que começou já quando Blavatsky era viva…).
Henry Steel Olcott |
Segundo a acusação (Besant), o
Comité Judicial da ST deveria apreciar a queixa contra Judge, ao que este
redarguiu que segundo os estatutos isso não poderia suceder. O Comité Judicial
concordou com Judge, ficando assente que numa Convenção que teria lugar em
breve na Europa, ele deveria dar explicações sobre o assunto e se chegar a um
entendimento.
Uma das pessoas que não ficou
satisfeita com este desfecho foi Walter G. Old, chamado de “vagabundo astral”
por HPB devido às suas saídas nocturnas frequentes para aquele plano, e que mais
tarde se viria a tornar famoso pelos seus livros de astrologia, adoptando
o pseudónimo Sepharial. Old, que estava
do lado de Besant e Olcott estimularia a publicação de artigos anti-Judge na
imprensa britânica usando documentação que Olcott lhe havia confiado, isto durante
o Outono de 1894.
Walter G. Old "Sepharial" |
Judge foi pressionado a dar
satisfações, mas recusou-se, apesar de Besant ter renovado as acusações. A 3 de
Novembro, publica uma circular intitulada “By Master’s Direction” [Por orientação
do Mestre], onde diz que Bramânes (elementos da privilegiada casta da sociedade
indiana não estrangeira) e Annie Besant estavam sobre a influência de magos
negros e aponta o dedo a Chakravarti, um indiano que tinha fortíssima
influência junto de Besant na altura. Isto obviamente enfureceu Besant, que
desencadeia um processo para expulsão de Judge, cujos apoios estavam
principalmente na América do Norte. Num congresso realizado nos EUA (1895), os
teosofistas norte-americanos declaram a sua total autonomia, algo que Olcott
considera ser uma secessão.
Annie Besant |
Judge morre em Abril de 1896
vítima de tuberculose, sendo sucedido por Katherine Tingley. Esta passagem de
testemunho foi polémica e ainda depois da morte de Tingley levava a trocas de
galhardetes nas revistas e boletins teosóficos. Algumas lojas permaneceram do
lado de Besant, sendo que por volta de 1900 já se tinham reorganizado formando
o que hoje constitui a Theosophical Society in America (até 1934 chamava-se the
American Theosophical Society), com sede em Wheaton, Illinois, desde 1927.
Segundo Brett Forray, a acusação
de Besant a Judge durante a Convenção Europeia acima mencionada não foi de
fraude pura, mas basicamente de difundir mensagens recebidas psiquicamente,
mensagens essas enganadoras, não se sabendo ao certo quem era o recipiente das
mesmas. A inglesa acusou ainda Judge de imitar a letra do Mahatma.
Na segunda parte, veremos até que
ponto essas acusações fazem sentido e acrescentaremos mais dados a este
conturbado caso que marcou de forma indelével e infeliz a história do movimento
teosófico moderno.
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