Follow @luaem_escorpiao

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Joy Mills: Uma Jornada Evolutiva (3ª parte)

Esta é a terceira parte da entrevista de Cynthia Overweg, a Joy Mills, a decana da Sociedade Teosófica nos EUA, que faleceu no final de dezembro passado. Esta entrevista  foi publicada na revista da Sociedade Teosófica dos EUA, a Quest.

Naturalmente recomenda-se a leitura das primeiras duas partes, aqui e aqui, respetivamente.

Quando Joy terminou o secundário em 1937, o país ainda estava sofrendo os apertos da Depressão e o dinheiro era pouco, mas com a ajuda de empréstimos ela conseguiu ir para o Milwaukee State Teachers College, no Wisconsin. Em 1940, quando era uma estudante com 21 anos, uma amiga da faculdade deu-lhe a conhecer a Teosofia e Joy juntou-se à Sociedade Teosófica. “A Teosofia tornou o mundo compreensível para mim. Preencheu-me de tantas maneiras e abriu uma porta para o invisível.”

Em junho de 1941, Joy licenciou-se em educação e passou o verão a trabalhar na sede nacional em Wheaton. Tentou obter uma vaga numa escola no outono, mas isso não se materializou. Sidney Cook, que era o presidente da Secção norte-americana na altura, perguntou-lhe o que queria fazer se não lhe aparecesse trabalho. Ela disse-lhe que queria continuar os estudos. “Ele foi muito amável e generoso e disse-me que ajudaria”. Cook pagou-lhe metade das propinas de pós-gradução na Universidade de Chicago. A outra metade foi paga por uma bolsa de estudo da universidade.


Sede da Sociedade Teosófica nos EUA (Wheaton, Illinois)

Quando os Estados Unidos entraram na 2ª Guerra Mundial em dezembro de 1941, algumas das instalações da universidade foram entregues aos militares. Para ganhar dinheiro, Joy ajudou no esforço de guerra. Levantava-se cedo pela manhã e ia para o refeitório, onde cerca de um milhar de marinheiros aguardava pelo pequeno-almoço. “Eu punha comer na mesa todas as manhãs para os marinheiros lá estacionados“, diz ela.

Joy recebeu o grau de mestre em Inglês no ano seguinte e Cook convidou-a a se juntar à equipa em Olcott. “Ele pediu-me para pensar nisso primeiro, mas não tive de o fazer. Eu sabia onde queria estar.” O seu primeiro trabalho foi coordenar um curso por correspondência para os novos membros. No ano seguinte, Cook pediu-lhe para fazer algumas palestras. “ Estava a me testar.”


Sidney A. Cook (1887-1965)
Foi líder da Secção dos EUA
entre 1931 e 1945 e vice-presidente
internacional da ST Adyar entre 1946 e 1959.


O objetivo era enviá-la a algumas cidades no Michigan, onde existiam ramificações da Sociedade. “Mas, eu não tinha vestuário adequado nem dinheiro suficiente, pois os salários do pessoal então eram muito baixos.” Contudo, o pessoal de Olcott foi fazer compras em lojas de artigos usados por ela. “Foi maravilhosa a maneira como me ajudaram. Encontraram roupas que me faziam parecer apresentável.” Pela primeira vez na sua vida, Joy teve um sentido de pertença. Estava num ambiente em Olcott que nutria o seu corpo e a sua alma. “Entendi que aspirava a algo maior que mim própria. Tinha uma missão e este era o meu povo, os meus amigos. Estava em casa.”

À medida que Joy foi estudando “A Doutrina Secreta” e outra literatura teosófica, o princípio de Unidade sobressaía – a Unidade que ela havia experienciado enquanto criança nas Ozark. “HPB sempre o salientou. Tudo está radicado e deriva de uma fonte que é Una e não múltipla. É mais do que monista, é não dual.”

Quando ela ficou mais familiarizada com as contribuições dos fundadores da Sociedade, a sua admiração por Henry Olcott e H.P. Blavatsky cresceu. “O trabalho de Olcott pela causa Budista é simplesmente inacreditável. Ele é o responsável pelo renascimento do Budismo como uma grande força cultural no sudeste asiático e fez isso enquanto presidente da Sociedade. HPB é uma das mulheres mais notáveis que jamais existiu. Ela trouxe os ensinamentos antigos para o Ocidente e pessoas de todo o mundo e de todas as classes sociais foram atraídos por isso. Ela fez-nos recordar que a compaixão é a “lei das leis”.


Henry Steel Olcott (1832-1907)


Durante os anos de guerra, a alimentação, o óleo de aquecimento e a gasolina eram racionados. O pessoal em Olcott recebia senhas de refeição e porque Olcott era um campus vegetariano, era-lhes distribuído mais queijo, manteiga, leite e outros bens, pois não precisavam das senhas para carne. Para conservar óleo de aquecimento, os gabinetes do segundo andar e a biblioteca foram encerradas, “Ficámos mais próximos uns dos outros”, recorda Joy. “Éramos como uma família e este era um sentimento formidável. Era a primeira família estável que tinha tido na minha vida.”


No final da guerra, Jim Perkins foi eleito presidente da Secção norte-americana. O número de membros tinha decrescido acentuadamente e muitos membros tinham sido mortos na guerra. “Jim delineou um programa conhecido como Spotlight [SPOT-Speed Popularization of Theosophy] para redinamizar a Sociedade”, refere Joy. “Começámos em 1946 com seis cidades no circuito e eu daria um conjunto de aulas durante seis semanas.” Foi um programa com muito sucesso. Joy alugava uma sala, habitualmente num hotel e colocava anúncios nos jornais para divulgar as aulas. Durante um período de três anos, ela ajudou a fundar mais de 100 novas lojas.


Joy Mills

Continua na próxima semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário