Follow @luaem_escorpiao

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Inscrições abertas para a ITC/2015

Já há tema, data e lugar para a realização da próxima Conferência Internacional de Teosofia (ITC). Assim, entre 6 e 9 de agosto próximos, em Haia, na Holanda terá lugar a ITC de 2015 subordinada ao tema “Helena Petrovna Blavatsky sob diferentes perspetivas com um só coração”.


Uma imagem de Haia


Qual é a nossa interpretação da obra escrita de HPB? Como é que ela inspira os teosofistas, sejam eles filiados numa organização ou independentes, a incorporar e transmitir a sua mensagem intemporal ao mundo moderno?

A Conferência de ITC terá lugar no Carlton Ambassador Hotel, que fica a cerca de 2 minutos a pé da Blavatsky House, também conhecida como a Sociedade Teosófica de Point Loma, que tem efetivamente sede nesta cidade holandesa.


Entrada do Carlton Ambassador Hotel


A inscrição para a ITC 2015 pode ser feita aqui. Existem várias modalidades, envolvendo o alojamento e as refeições. Os lugares estão limitados ao número de 150, pelo que a organização sugere a inscrição atempada, sendo que a mesma pode ser cancelada até 15 de julho.

Quem quiser ficar mais alguns dias em Haia, pode reservar noites no Carlton Ambassador Hotel  a um preço de 109 euros (single) e 119 euros (duplo). Estes preços incluem IVA, pequeno-almoço e Wifi ilimitado, mas não incluem a taxa da cidade que é de 3,81 euros por noite.

Uma alternativa é o EasyHotel The Hague City Centre. Este hotel fica a 5-10 minutos do local da ITC.

Fachada do Easy Hotel em Haia


Um breve resumo da história das ITC

É num espírito de fraternidade e cooperação que se realizam as “International Theosophy Conferences” (ITC) na qual se juntam teosofistas das diferentes tradições que foram surgindo depois do falecimento de Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891), a principal impulsionadora do movimento teosófico moderno.

As ITC começaram de forma praticamente informal em 1995, pelas mãos de uma teosofista da Loja Unida de Teosofistas, chamada Willie Dade, que juntava num fim-de-semana de cada ano, teosofistas do Arizona, da Costa Oeste dos EUA e da Europa. Com os anos, as ITC passaram a ser mais organizadas e difundidas, tendo em 2008 adotado o nome pelo qual são conhecidas atualmente. 

Depois de entre 2011 e 2013 as ITC se terem realizado nos EUA, em 2014 foi a vez do International Theosophical Centre, na Holanda receber a Conferência, num evento marcante na história da Conferência. Foi aqui que se estabeleceu a declaração de Naarden que reza assim:


Foto de grupo dos presentes na ITC/2014


Respeitando a diversidade e liberdade das diferentes correntes teosóficas, esforçar-nos-emos por agir como um farol de luz, para levar ao Mundo a Teosofia, de acordo com* os ensinamentos de H.P. Blavatsky e dos seus Mestres. De modo não dogmático e através de cooperação harmoniosa fortaleceremos o movimento teosófico para o benefício da humanidade.

No espírito da unidade e fraternidade, esforçar-nos-emos nos para tornar a Teosofia uma força viva no Mundo.

Comprometemo-nos através da aprendizagem, formação e da polinização-cruzada a popularizar e a preservar os ensinamentos vivos para as gerações futuras.

*em harmonia com / em conformidade com / de modo consistente com



O Lua em Escorpião descreveu o que se passou em Naarden, num post datado de setembro do ano passado. Mais pormenores sobre a declaração podem ser lidos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário