Follow @luaem_escorpiao

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Teosofia, o que é?

É Sabedoria divina (Theosophia) ou Sabedoria dos deuses, cuja origem do nome vem dos filósofos alexandrinos, conhecidos como os amantes da verdade (Filaleteus). O nome "Teosofia" data do terceiro século da nossa era, e foi introduzido por Amónio Saccas e seus discípulos, os quais iniciaram o sistema Teosófico Ecléctico.
O objectivo deste sistema é inculcar certas grandes verdades morais nos seus discípulos, em todos aqueles que fossem "amantes da verdade". Daí o lema adoptado pela Sociedade Teosófica: "Não há Religião Superior à Verdade". O objectivo principal dos fundadores da Escola Teosófica Ecléctica era um dos três objectivos da sua sucessora moderna, a Sociedade Teosófica, ou seja, reconciliar todas as religiões, seitas e nações sob um sistema de ética comum, baseado em verdades eternas.

Estas frases são uma adaptação quase ipsis verbis de parte das páginas 15 e 16 da edição em português da obra de H.P. Blavatsky, A Chave para a Teosofia. Para aceder à versão em inglês, clique aqui.

1 comentário:

  1. Aqui estou amigo Paulo,
    aproveitando a leitura dos textos do seu blog.
    Esta forma de expor é a que eu gosto: clara, simples e sem fraseado despensável.
    Li outros artigos que tambem gostei muito. Por isso, em nome de todos os que adoram esta leitura um Muito Grande Obrigada.
    Se quiser dar uma vista de olhos na minha rede, aqui deixo o endereço
    sabedoriaviva.ning.com/
    Fiquei seguidora por isso voltarei váias vezes.
    Irei participar aos amigos.
    Obrigada por sua resposta. Desejo para si, seu filhinho e restante familia todas as maiores felicidades no Novo Ano.
    Bem haja por ser meu amigo.
    Um beijo e seu coração
    MariaHelena

    ResponderEliminar