Follow @luaem_escorpiao

sábado, 1 de outubro de 2016

Pesquisando sobre Teosofia (4ª parte)

Passados três anos e meio sobre o último post que fiz sobre páginas de internet relacionadas com Teosofia (ver aqui, aqui e aqui), chega a altura de acrescentar mais algumas referências. Seguir-se-á a mesma ordem, ou seja, por idioma: português, espanhol e inglês.

No fim, além de uma breve referência aos grupos de Facebook, adicionei mais alguns recursos, que não dizem diretamente respeito à Teosofia, mas que podem ser de interesse para os leitores.




Em português:


Há três anos, salientámos cinco sites: Centro Lusitano de Unificação Cultural, Filosofia Esotérica, Levir, Nova Acrópole e o helenablavatsky.com.br, que à data na qual este texto foi escrito encontrava-se em baixo.

Mais algumas referências:

Sociedade Teosófica do Brasil – página institucional, que contém uma ligação à loja da Editora Teosófica e também uma biblioteca virtual. Além das notícias sobre as atividades, há artigos informativos. A Sociedade brasileira também está presente no Facebook, com uma página e um grupo.

Sociedade Teosófica de Portugal – página institucional, com um bom grafismo. Alguns exemplares da revista Osíris estão disponíveis. A secção portuguesa parece privilegiar a Teosofia de 2ª geração e o pensamento krishnamurtiano.

Capa de umas edições da revista Osiris.

Estudo Teosófico – Muita informação, a maior parte dela de neo-teosofia, mas destaco a secção dos livros, onde estão três obras de Blavatsky: Chave para a Teosofia, Voz do Silêncio e Ísis sem Véu.

Theosophy Forward – o site de Jan Kind, tem uma secção em língua portuguesa com textos sobre diferentes temáticas.

Fora do âmbito estritamente teosófico, queria deixar aqui um link para os arquivos do Dr. Berzin que contêm muito material sobre Budismo em Língua Portuguesa.


Em espanhol:


Mensajeros de la Gran Logia Planetaria – este site contém referências a vários instrutores espirituais, desde o casal Roerich, a Alice Bailey, incluindo também HPB, que é o que nos interessa destacar. Através deste link é possível ter acesso a um conjunto muito significativo das obras de HPB, inclusivamente a parte dos Collected Writings [Escritos Reunidos], que se encontram a ser alvo de tradução por parte de um grupo coordenado por José Rubio Sanchez.




Theosophy Forward – o site de Jan Kind tem uma secção em língua espanhola com textos sobre diferentes temáticas.


Em inglês:


Montreal Theosophy Project - Blogue de Mark Casady, teosofista canadiano, associado da Loja Unida de Teosofistas (LUT). Com um conteúdo bastante interessante, é um dos melhores blogues teosóficos em língua inglesa. Também tem alguns textos sobre astrologia.

MarkrJaqua – Blogue de Mark Jaqua, teosofista norte-americano que contém também artigos interessantes.

Richard Smoley -  É o editor da Quest, revista da Sociedade Teosófica dos EUA e tem um site com algum conteúdo de relevo, embora eu aprecie especialmente o seu blog. Já publicou vários livros e tem créditos bem firmados.


Richard Smoley

Reincarnation Research – Excelente iniciativa da ST das Filipinas, coordenada por Vicente Hao Chin Jr. (que editou a versão cronológica das Cartas dos Mahatmas) e que já foi várias vezes referido no Lua em Escorpião (ver aquiaqui e aqui). O site tem um vasto conjunto de recursos sobre a reencarnação, com referências científicas, religiosas e filosóficas. Tem também uma enorme lista de bibliografia.

Blavatsky News 2.0 - nova "reencarnação" do antigo blogue Blavatsky News, que resume muitas das referências mais atuais a Blavatsky no meio académico, cultural e popular. Editado pelo teosofista canadiano Mark Casady.

Gunnar Larson – site de um teosofista sueco, com alguns recursos importantes em inglês, como seja os trabalhos de P.G. Bowen, cujo pai (supostamente) foi aluno pessoal de Helena Blavatsky. O guia “How to study Theosophy” é o texto mais conhecido de Bowen que está traduzido para português.

Theosophy Restoration Project – Blogue de um grupo de teosofistas comandados por Dara Tatray, Secretária da ST da Austrália, que pretendem dar um novo rumo à Sociedade Teosófica (de Adyar).


Dara Tatray

Theosophy Downunder - site da secção australiana da Sociedade Teosófica de Pasadena. De entre os vários recursos disponíveis, destaque para o seu boletim informativo.

Theoscience - site dinamizado por Jacques Mahnich, um dos principais promotores do estudo comparado entre a Teosofia e a Ciência Moderna, um assunto que já mereceu um post exclusivo no Lua em Escorpião. Neste momento apenas contém um texto sobre a gravidade, mas com certeza que nos próximos tempos, este site irá receber mais conteúdos. Abaixo um video da Convenção da Sociedade Teosófica de Adyar em 2014, onde Jacques deu uma palestra sob o título "Transcendendo a Ciência".




Blavatsky Lodge – fundado em 1887 pela própria Helena Blavatsky, foi esta Loja que produziu a revista Lucifer. Agora tem um site que ainda está em construção.

Alexandria West - Página de uma organização que administra um importante centro de documentação sobre o movimento teosófico e não só. Com efeito, as instalações da Alexandria West albergam mais de 15 mil livros, 564 periodícos, 2 mil panfletos e outro material. A organização refere que está dedicada ao estudo e promoção do perenialismo universal. Nasceu nos anos 90 pelas mãos de April e Jerry Hejka-Ekins, embora tenha sido formalmente criada apenas em 2001, conforme refere April aqui.

FOTA - A página dos Friends of Theosophical Archives merece destaque essencialmente pela sua esmerada newsletter, que tem um pendor académico. O objetivo dos FOTA é promover o conhecimento e a preservação dos arquivos teosóficos espalhados pelo mundo inteiro. A brasileira Erica Georgiades, que reside na Grécia é uma das mais ativas divulgadores da FOTA.


Erica em Georgiades falando
em Adyar (2007)

C.W. Leadbeater - blogue de Gregory Tillett, que escreveu "The Elder Brother", um livro que revelou a todos as muitas deficiências de personalidade de uma das principais caras da Sociedade Teosófica de Adyar, C.W. Leadbeater. O  blogue prossegue na mesma linha, tocando em muitos dos pontos já referidos no livro e apresentando extensa documentação sobre as relações de CWL  no âmbito da Igreja Católica Liberal e com vários membros da Sociedade Teosófica. Alguns setores da Sociedade Adyar continuam tentando jogar para debaixo do tapete as inúmeras evidências do comportamento pouco dignificante de Leadbeater, mas o advento da internet tornou isso muito mais difícil. Sobre esta prática, chama-se a atenção para a troca de galhardetes entre o Dr. Tilett e o proeminente membro da ST Adyar, Pablo Sender.




Grupos no Facebook:

A maior parte dos grupos sobre Teosofia no Facebook são inúteis e uma absoluta perda de tempo. 




O Theosophy é o melhor exemplo disso, pois de Teosofia tem muito pouco. O Theosophists around the world é razoável e o Original Theosophy, provavelmente aquele que funciona melhor e onde é efetivamente possível aprender alguma coisa. Em língua portuguesa temos o Teosofia na Lux-Citania e o Grupo de Estudos Teosóficos de Uberlândia-Minas Gerais.


Outras páginas de interesse:

Bodhisvara – Um site com imensa informação sobre o Bodhicaryāvatāra, uma das obras mais importantes do Budismo Mahayana.


Shantideva, o autor do Bodhicaryāvatāra,
monge budista que viveu no séc. VIII


Gnostic Society Library – Site com muita informação sobre os gnósticos.

The James Allen Library – Escritor inglês que morreu em 1912, com 48 anos, James Allen é apreciado por vários teosofistas. Foi inspirado por uma visão que teve aos dez anos. Outro site dedicado a Allen aqui.

Psypioneer - Este boletim lida com personagens do passado ligados ao espiritualismo, incluindo obituários e retratos biográficos, artigos antigos, críticas de livros e alguns textos originais. Adota uma postura neutra, sendo de interesse para quem tem gosto sobre a área das experiências psíquicas e pela história do espiritualismo.